segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CLIPPING DE ECONOMIA - 24/01/2011

Hoje no Jornal O GLOBO saiu na coluna do George Vidor um texto interessante do setor de Energia Elétrica, que pode beneficiar os setores consumidores de energia chamados eletrointensivos, como o da Siderugia. O autoprodutor, no caso, vai passar a participar nos consórcios de energia, e podem deixar de pagar outros encargos que nada tem a ver com ele. Belo Monte foi um caso em que o governo ofereceu 10% de energia para os autoprodutores, mas a galera da Siderurgia não entrou porque os parâmetros não foram bem estabelecidos. Mas eles ainda podem entrar, caso haja troca de sócios desses 10% aí.

Ainda sobre Energia Elétrica, Brasil e Bolívia podem construir uma grande usina binacional no Rio Madeira, no trecho que divide os dois países. Uma outra poderia ser construída do lado Boliviano. Hoje a Bolívia tem receitas de 30 milhões de metros cúbicos por dia com o Brasil (55% do volume exportado) num contrato que vai até 2019.

O papel da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) vai mudar drasticamente, pra ajudar o governo Dilma a realizar sua missão, sobretudo de forma a ajudar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), focando em áreas do tipo saneamento. As três regiões-chave do país serão: Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste.

As ações da Vale estão dentre as preferidas da bolsa, sobretudo agora com um "boom" do preço do minério de ferro, que caminha para um recorde de US$ 200 / TON. O risco é a China (cliente da Vale que vale 35% do total) querer desacelerar sua economia, que está superaquecida, e isso diminuir a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário