segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TESTES PSICOLÓGICOS -- COMO SE PREPARAR?

Esqueci de mencionar aqui que acabei passando no TAF da PRF, e já fiz até o exame médico, e ontem fiz o teste psicológico. Depois vou fazer posts específicos sobre o TAF e sobre o exame médico, mas agora quero comentar algo importante: a preparação para o teste psicológico.

Muitas pessoas ficam preocupadas com esse teste, e não é pra menos. É um teste misterioso, tem pouca informação com ele, como todos já sabem. No meu caso, geralmente vou muito bem nos testes específicos, de atenção, memória, raciocínio (espacial, verbal, etc). Minha maior preocupação é com os testes de personalidade, porque pouco se conhece sobre o tipo de perfil desejado. 


Mas enfim, o que eu queria comentar aqui é sobre a preparação para o teste. Pra quem vai prestar esse teste, as duas maiores fontes de informação são o Manual do Concurseiro Robson 2a. edição, e o site Psico Hood. Basta procurar no Google que você vai encontrar as duas fontes de informação. O Manual é um documento em PDF que foi relançado em Setembro de 2013, e o Psico Hood é um site que tem diversos testes disponíveis para baixar e testar. Acho que a melhor metodologia é ir ler o manual do Robson primeiro, e depois ir ao Psico Hood, imprimir os testes, e fazê-los.


Mas tem gente que continua insegura, e acaba procurando uma "psicóloga especializada". Aqui no Rio de Janeiro existem algumas que fazem isso, e eu não vou citar nomes, mas uma delas fica em Jacarepaguá, outra em Bangu, e tem mais duas empresas que preparam pro teste físico (TAF) e também têm essa modalidade psicológica. Quem está correndo atrás dessa informação já sabe de quem eu estou falando, por isso não preciso citar nomes.


Bem, eu fui em uma dessas psicólogas para fazer minha preparação para a PRF, e fiquei muito decepcionado com o resultado. Segue aqui o resumo do que rolou por lá. E lembre-se: a ideia não é desmotivá-lo a consultar uma psicóloga, mas sim te preparar para o que você possivelmente vai encontrar lá. Não sei se todas as psicólogas funcionam assim desse jeito (ruim), mas, pelo menos essa que eu fui, foi assim, e eu achei um lixo. Se alguém conhecer algum lugar BOM, melhor do que esse, pra poder se preparar pro teste psicológico, me avise por favor. :) Bem, vamos lá:


A psicóloga até entende um pouco sobre os testes, mas os pontos negativos da sessão de explicação foram: 

1. Ela não explica direito o que está por trás do teste, mas somente superficialmente. Não fala por exemplo quais os percentuais necessários para ser aprovado, somente fala APTO ou INAPTO ao final, e dá dicas igualmente levianas. Ela não dá o caminho das pedras total, ou seja, você não aprende NADA lá, apenas faz uma espécie de simulado orientado, pra saber se está APTO ou INAPTO. E mesmo assim, essa verificação de APTO/INAPTO, pelo menos pra alguns testes maiores, é feita no "olhômetro", ela mesmo vai olhando as suas respostas e circulando as que são "absurdas", mas nào é feita uma conta matemática precisa pra dizer qual foi o seu percentil exato. Achei o negócio meio "nas coxas", principalmente nos testes de personalidade, em que ela deveria fazer o cálculo exato de cada fator, para ver se estourou algum percentil, mas NÃO, ela apenas comenta as respostas absurdas. 

2. Acho que algumas orientações que ela dá são incorretas. Por exemplo, ela cita que em frases do tipo "TENTO ser uma pessoa legal" (inventei uma frase qualquer, só pra citar o "tento") é pra marcar DISCORDO, porque segundo ela "você não TENTA ser uma pessoa legal, você É uma pessoa legal". Ou seja, ela considera que o "tento" aqui seria como um "tento, mas não consigo", quando na realidade o sentido correto (inclusive corroborado por A + B pelo concurseiro robson) seria "PROCURO SER". Tem umas 7 assertivas num dos testes de personalidade que tem uma frase iniciando com o "TENTO...", imagine se você responder tudo isso errado num teste de verdade? Vai acabar se ferrando... 

3. Você não pode levar nenhum material consigo para casa, ou seja, não tem como analisar com calma depois. É tudo feito com pressa e sob pressão, no calor do momento. 

4. O ambiente de aplicação dos testes é muito tumultuado. Várias pessoas de vários concursos diferentes (PC, PM, PF, PRF) estão na sala ao mesmo tempo, fazendo diferentes testes. Ela fala o tempo todo, dá instruções, tira dúvidas, isso tudo durante os testes, o que te atrapalha consideravalmente. Sem falar que tem cachorro circulando no meio da sala, inclusive latindo e brigando entre si, um entra-e-sai frenético de pessoas na salinha ao lado, etc. Tudo bem que isso até é bom no sentido que você acaba treinando num ambiente desfavorável, mas pra quem tá MAL nos testes, acaba indo pior ainda, e ficando INAPTO. 

5. A psicóloga não tem bola de cristal, ela não tem como saber quais os testes serão aplicados. O que ela faz? Ela dá um chute calibrado, pra saber o que é que pode cair naquela prova. Mas não dá tempo de aplicar TODOS os possíveis testes para aquela prova. O que aconteceu foi que ela aplicou um monte de teste que NÃO CAIU na PRF. Fiquei lá o dia inteiro fazendo um monte de teste que não serviu pra nada. Se eu tivesse aplicado o mesmo tempo para ficar me casa fazendo todos os testes do Manual do Robson e do Psico Hood eu teria tido uma abrangência muito maior dos testes que poderiam ser aplicados na prova.

EM SUMA: você paga um preço bem alto (R$ 180), se desloca pra um lugar distante que não tem nem estacionamento, pra receber uma orientação superficial que não vai te agregar tanto assim, ao passo que poderia simplesmente ler o manual do robson e o psico hood e ter o mesmo resultado.

Palavras-chave: teste psicológico, CESPE, concurso público, PRF, PF, atenção, memória, psicóloga, psicólogo, curso, preparação, preparar, estudar, estudo, entender, compreender, mistério, conteúdo, explicação, por trás, segredo, segredos, resolução, 

10 comentários:

  1. Esse é o meu maior receio o psicológico, por não ter um critério definido ...

    Lí seu blog agora e gostaria de saber algumas inf se não se importar como,

    Materiais utilizado,s horas de estudos, por onde estudo e tal, há algum problema em falar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Materiais utilizados: manual do concurseiro robson versao 2.0 e site Psico Hood. Horas de estudos depende de você. Acho que o ideal é ler o manual inteiro em uma semana, e depois ficar só treinando usando os testes disponíveis no Psico Hood. Só isso. Boa sorte.

      Excluir
  2. Cara, li seu blog tbém, mas dos testes do Psico e do Concurseiro Robson algum caiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, sim, todos (ou quase todos, agora não me lembro mais) os que caíram na PF e na PRF estavam nos manuais citados.

      Excluir
  3. Como é possível "treinar" para uma avaliação psicológica, se o objetivo é saber se o cara tem ou não perfil para o cargo??? São as suas características que vão determinar se possui o perfil desejado para aquele cargo...Ou não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é gerar um resultado falso, mas sim conhecer o teste que será aplicado em você, para não ser pego de surpresa, com algo desconhecido. O objetivo é eliminar o risco e a incerteza do processo, e deixá-lo somente com o conteúdo, que interessa.

      Excluir
    2. Isso que Robson está fazendo é crime!
      Uma falta de respeito com a profissão e com profissionais que de forma alguma tem interesse de prejudicar candidatos.

      Excluir
  4. queria saber como q faço pra trenar aquele exame do relogio e o de riscar os triangulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mistério... baixe o teste do site PsicoHood, imprima-o, e fique fazendo várias vezes, marcando o tempo, sempre. Uma hora voce vai comecar a notar uma evolução, uma melhora nos tempos.

      Excluir
  5. cara se vc tiver o questionario do teste psicologico epr com 90 questoes e poder me enviar para johnnysloans@hotmail.com te agradeço de coraçao.

    ResponderExcluir