quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MÉTODO DO CICLO DE ESTUDOS

Hoje cheguei no capítulo do livro do Alexandre Meirelles (denominado "Como Estudar Para Concursos", Ed. Método) que fala sobre o método do Ciclo de Estudos, e vou tecer alguns comentários rapidamente. 

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que eu nunca tinha estudado por esse método -- na realidade nunca estudei, ainda, pois tomei maior conhecimento/contato com ele somente hoje. Anteriormente, sem ter lido a fundo sobre ele, sem ter tomado alguns exemplos, sem ter analisado os prós e contras, sempre achei que fosse um método muito descontrolado, e que você ficaria muito "solto" pra estudar o que quisesse a cada dia. Pra pessoas preguiçosas e procrastinadoras como eu, não funcionaria. Mas acho que existem algumas vantagens que, se corretamente aplicadas, podem funcionar.

Em primeiro lugar tem essa questão de ficar muito solto, porque com esse método você não tem horas mínimas estipuladas de estudo por dia, e vai estudando ao longo do tempo, de acordo com a disponibilidade. Isso pra mim é ruim, como já comentei, mas acho que pode ser feita uma adaptação desse método, para se chegar a um conceito híbrido que poderia funcionar comigo.

Como eu vinha estudando até então? Como estou com dedicação exclusiva, estipulei que poderia estudar de 6 a 8 horas líquidas por dia, todos os dias da semana (segunda a sexta-feira), o que me permitiria estudar de 2 a 3 matérias por dia, aproximadamente, considerando uma média de 2 horas por matéria, cada uma dividida em 2 blocos de 1 hora cada, com intervalos. Pra cumprir essa tabela, eu teria que ter 9 horas brutas de estudo pra atingir 6 horas líquidas, ou 12 horas brutas pra atingir 8 horas líquidas, considerando um rendimento de 66%, que é o normalmente utilizado (daí pra menos).

É foda colocar uma meta agressiva como essa por dia, apesar de não estar trabalhando, mas acho que isso é uma questão de tempo. Se no início só for possível ficar 4 horas líquidas por dia sentado na cadeira, que fique. Depois, que vá aumentando para 5 horas, 6 horas (que já é um bom número), até chegar à excelente marca de 7-8 horas líquidas por dia, que é um número bem razoável.

Mas bem, então, eu estava colocando uma meta alta demais, e não estava conseguindo estudar 6 a 8 horas líquidas por dia. Essa semana por exemplo eu consegui estudar 4 horas líquidas na segunda-feira, 7 horas líquidas na terça-feira, 6 horas líquidas na quarta-feira e 4h30 líquidas hoje, o que dá uma média de 5h20 por dia, que é abaixo da meta mínima de 6 horas. Ou seja, é foda mesmo.

E pense você que eu estipulei as matérias que eu ia estudar a cada dia, com compromisso, e nem consegui estudar todas elas. Imagina se seguir o método do ciclo, sem compromisso nenhum com horas mínimas de estudo por dia? Isso me preocupou bastante, e comecei a pensar como poderia resolver isso.

Claro que ao longo do tempo, conforme você vai fazendo o ciclo, sua "gana" vai aumentando, com o objetivo de ir diminuindo cada vez mais o tempo de cada ciclo, mas e no início? Alguma meta mínima tem que ser definida, pois do contrário o cidadão não vai estudar é porra nenhuma. Foi isso que eu pensei, então estabeleci um método gradual de aumento de estudo mínimo por dia, usando o método do ciclo. Como eu pretendo fazer isso? 

Bem, meu escopo de estudo contém 12 matérias. Em primeiro lugar fiz uma tabela enorme com parâmetros de análise pra cada matéria, cada uma com um peso diferente, e atribuí pontos pra cada matéria, como por exemplo: meu conhecimento prévio no assunto, a quantidade de material disponível na internet e em livros, quantidade de questões/pontos na prova, complexidade da matéria, volume de matéria a ser estudado, e por último a minha dificuldade pessoal em cada uma delas.

Ao atribuir alto, médio ou baixo pra cada quesito, e com os pesos diferentes em cada quesito (exemplo: "volume de matéria" tem um peso bem maior do que "quantidade de material disponível na internet", pois é bem mais relevante), cheguei a uma pontuação final que me fez poder enxergar o nível de importância de cada assunto, e esse critério ponderado final definiria pra mim a quantidade de horas a estudar cada matéria em cada ciclo. 

As matérias principais ficaram com 6 ou 5 horas por ciclo (sendo estudadas 3x em cada ciclo). As do segundo nível com 4 horas por ciclo (estudadas 3x ou 2x no ciclo), depois outro grupo com 3-2 horas (2x no ciclo também) e o último com 1 hora somente (1x por ciclo). Meu ciclo ficou meio grande, com 38 horas... Aí que entra o método gradual dos ciclos. Mas isso aconteceu porque eu tenho matérias muito discrepantes, então pra diferenciar dentro do ciclo uma matéria "ridícula" com outra muito difícil, tive que aumentar o tamanho do ciclo, mas mesmo assim acho que vai funcionar.

Defini que, na primeira rodada do ciclo, ou na primeira mais a segunda rodada, não sei ainda, vou estudar só 2 matérias por dia, o que significa dizer que vou terminar o ciclo em 11 dias. Na terceira vez e na quarta, vou aumentar o número de matérias por dia, em alguns dias vou estudar 2, em outros vou estudar 3 matérias, o que vai me fazer conseguir cumprir o ciclo em 9 dias. Na quinta e na sexta vez eu vou aumentar pra 3 ou 4 matérias por dia, fechando o ciclo com 7 dias. Na sétima vez em diante vou estudar usualmente 4 matérias por dia (8 horas líquidas por dia), e ai vou fechar o ciclo com 6 dias. Sei que vai ser BEM DIFÍCIL chegar nesse nível mais avançado (ciclo de 6 dias), mas se eu já chegar no ciclo de 7 dias, ou mesmo 8 dias, já está de MUITO bom tamanho.

Dessa forma, estabelecendo um parâmetro de tempo mínimo pra fechar o ciclo no início, consigo me adaptar, e gradualmente migrar do método atual (que determina antecipadamente as matérias a serem estudadas em cada dia da semana) pro método do ciclo. No início vou demorar pra caramba pra fechar o ciclo (11 dias), mas com o tempo vou diminuindo pra 10 dias, 9 dias, 8 dias... que já será uma excelente marca. Se conseguir 7 ou 6 dias, estarei totalmente realizado em termos de estudo.

Depois eu posto com mais detalhes quais foram as matérias em questão, qual critério eu usei para sequenciá-las, posso colocar fotos das tabelas ou mesmo disponibilizar as planilhas pra download.

E ao longo do tempo vou comentando o que estou achando do método. A idéia é que eu comece a utilizá-lo a partir da segunda-feira da semana que vem.

7 comentários:

  1. Acabei de ver minha própria situação descrita no seu texto (lol), quando você citou que fez uma programação para estudar x horas por dia mas não consegue cumprir a meta nem as disciplinas que estavam previstas, porém você ainda está bem melhor que eu, que fiz uma tabela com todas as matérias a estudar, 7 dias por semana, 2 horas para cada disciplina - já estou na 3a. semana e só consegui cumprir um total de 12 horas de estudo. Tá complicado, mas vou insistindo até o cérebro "pegar no tranco", hoje mesmo já consegui 5 horas de estudo com qualidade e espero me recuperar até o final de fevereiro, quando é minha prova.

    Até....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, que bom que existem mais pessoas passando pela mesma situação. Assim, podemos nos ajudar. Certamente o cérebro é uma máquina treinável. Quanto mais estímulo você der a ele, com moderação e progressão, mais ele vai responder. Boa sorte nos estudos. Abs!

      Excluir
  2. Oi. Tem muito tempo essa sua postagem e aí ? Deu certo o método ? Bons estudos. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mariana, o método do ciclo deu muito certo pra mim. E parece que o pessoal que está prestando o concurso de APF 2015 e que obteve sucesso na prova escrita também se deu bem com ele, já que os conteúdos cobrados foram muito diferentes do último concurso. Ou seja, quem estava estudando todas as matérias POR IGUAL acabou obtendo um bom resultado. Recomendo fortemente a utilização desse método, seja qual for o concurso. Bons estudos!

      Excluir
  3. Como encaixar a revisao das materias nesse metodo de ciclo? Ja que nao tem horario fixo para estudar cada disciplina e a revisao precisa ser periodica e programada. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amyr, acho que isso vai depender muito do nível de aprofundamento que você se encontra com relação à matéria. Vou explicar...

      Por exemplo, se você está muito no início (ex: se você é um ENGENHEIRO e está tendo contato pela primeira vez com DIREITO PENAL), acho que as revisões podem acontecer mais esporadicamente. Porém, se você já está num nível um pouco mais avançado da matéria, as revisões podem ser mais frequentes -- digamos, cada vez que você encerrar o ciclo daquela disciplina, você faz uma revisão geral, revisitando seus resumos, seus mapas mentais, etc. Já no caso de você se encontrar em estágio muito avançado, o próprio estudo torna-se a revisão, já que você já passou pelo estágio de "aprender" a matéria, e está apenas treinando (fazendo exercícios, simulados etc) e revisando. Neste último estágio, o próprio estudo é apenas "revisar", o tempo todo. Ou, alternativamente, você pode fazer o ciclo uma vez fazendo exercícios/simulados, e no próximo revisar a matéria (ler os resumos, mapas etc), e ir alternando isso, ciclo a ciclo, de forma a fazer a manutenção do conhecimento.

      Deu pra entender? O que achou?

      Abs!

      Excluir
  4. Muito boa sua postagem....Também me identifiquei. Gostaria de trocar mais ideias contigo.
    Caso possivel, entrar em contato por e-mail.
    alansousa@gmail.com

    Grato.

    ResponderExcluir