quarta-feira, 15 de maio de 2013

"PASSEI NO CONCURSO MAS NÃO FUI CHAMADO"

Engraçado ouvir isso né? Pra quem é garoto-novo em concurso pode até achar que essa frase faz algum sentido, e até mesmo ensejar um sentimento de injustiça por parte do órgão público com relação ao candidato. É que eu ouvi essa frase hoje de um amigo que diz que começou a estudar pra concurso "ontem", e veio me falar hoje que já passou pra um concurso da Petrobras, mas que queria arrumar um emprego temporário pra passar o tempo "enquanto aguarda ser chamado". Gargalhei internamente.

Achei estranho que o cara tinha começado a estudar há muito pouco tempo e já tinha passado pro concurso, e comecei a investigar. Perguntei qual era o concurso, quantas vagas eram, e qual era a posição dele. Era um concurso de técnico (nível médio), e seriam 200 vagas. O cara tinha ficado em seiscentos e pouco, ou algo assim. Tudo bem que na Petrobras muita gente deve desistir, mas pra chegar a seiscentos e pouco é meio brabo. 

Bem, nem cheguei a criticar diretamente a visão extremamente otimista desse meu amigo, que considera-se "passado" pra um concurso só pelo fato de ter feito a pontuação mínima da prova, e também se considerar "classificado", só aguardando algumas poucas desistências até ser chamado. Pelo contrário, dei os parabéns pela conquista, desejei boa sorte para que essas 400 pessoas desistam rapidamente do concurso antes que a validade do mesmo seja encerrada.

Bem, agora falando sério, pra quem está lendo isso aqui e começou a estudar pra concurso recentemente: NÃO EXISTE esse negócio de "passei, mas não fui chamado". Ou você passou, ou você não passou. Não tem exceção. Se o concurso tinha 1.000 vagas, e você ficou na posição 1.001, você não passou. Claro que alguém pode desistir e você entrar (inclusive isso já aconteceu comigo num concurso público. Aliás, em dois!), mas é difícil. Não dá pra ficar falando pra todo mundo por ai que você já passou pra um concurso público, porra. Fique quieto! Guarde isso pra você... Vai que daqui a 1 ano a validade do concurso acaba, e você não é chamado, vai ficar com cara de bunda se justificando que não foi chamado porque foi uma injustiça, ou porque você não teve sorte? Porra, mermão, você só passou  num concurso público quando seu nome está dentro do número de vagas abertas (e isso NÃO vale pra cadastro de reserva, porque eu conheço um PELA-SACO de merda que ficou em cento e pouco no BNDES quando o cadastro de reserva era de 200 vagas, mas só chamaram 51 pessoas, e a validade do concurso acabou e o babaca não foi chamado -- o cara passou meses tirando onda que tinha passado no concurso, e no final não passou é pra porra nenhuma, se fudeu, e eu comemorei).

Bem, então se realmente você passou, é porque você ficou por exemplo na 10a. colocação em um concurso que tinha 100 vagas. Se você ficou na 101a. colocação, você NÃO PASSOU. Além disso, cuidado, porque mesmo estando dentro das vagas, seu direito ainda não é adquirido... o concurso pode ser cancelado por motivo de força maior e você ficar a ver navios. Fora essa possibilidade (remota, eu sei) de cancelamento, você ainda pode ter problemas em outras fases do concurso como teste físico (se aplicável), teste psicológico (idem), verificação de antecedentes criminais, entrega de documentos (às vezes você deixa pra ultima hora e não consegue uma declaração qualquer, etc), exame médico, etc. Além disso, depois que você entrega tudo isso você ainda precisa ser nomeado, e depois disso tem que tomar posse e entrar em exercício. Isso significa que não é só "fazer o mínimo da prova" pra você ter "passado num concurso público", tem 200 outras coisas que precisam acontecer até você poder sair falando isso pra todo mundo.

Então, meu camarada. Aprenda uma coisa: coloque os pés no chão e seja mais humilde.

3 comentários:

  1. Passei em um concurso da prefeitura da minha cidade e eram 300 vagas. Fiquei na posição 157. Fiz a prova em janeiro de 2013, e já saiu uma chamada para o meu cargo,foi em junho de 2013 e eles chamaram os 97 primeiros! Faltam 200 ainda... Mas enfim, até agora ainda não chamaram o resto, e eu passei vergonha, pois anunciei pra todo mundo que tinha passado em um concurso e até agora,novembro de 2013 NADA! E as pessoas ficam perguntando e eu falo que to esperando a minha convocação, as vezes, eu sinto que quando eu falo isso as pessoas não acreditam que um dia eu vou ser nomeada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que acompanhar, ai quando estiver prox de vencer o concurso vc entra com um mandato de segurança. mas só é valido para quem está dentro do numero de vagas, pois eles não podem abrir um concurso para 100 pessoas se depois não chamam as 100, ou estarão admitindo que o concurso foi só para arrecadação de inscrições.

      Excluir
  2. E eu que passei em 5º no concurso de 2011 da SMSDC . E ainda não fui chamada.
    O que me diz?

    ResponderExcluir