quarta-feira, 25 de julho de 2012

INSTITUTO IOB - AVALIAÇÃO DE UM EX-ALUNO

Como preparação para a prova de Escrivão da Policia Federal, eu estava fazendo o curso "Escrivão da Policia Federal - Arrancada" do Instituto IOB, por indicação de um amigo. Assinei o curso no dia 10 de Julho, pois pelas minhas contas, daria tempo de fazer todas as aulas antes da prova, que está prevista para 19 de Agosto, em paralelo com a resolução de provas antigas da CESPE, revisões, resumos, etc. Só pra resumir a história, me desliguei do curso apenas 15 dias depois de ter assinado. Vamos aos fatos ocorridos.


Pois bem, comecei a fazer o curso, e percebi alguns prós e contras, normal em qualquer tipo de serviço contratado. Mas depois de alguns problemas, que vou relatar aqui, acabei me irritando e optei pelo cancelamento do curso na data de hoje.


O que aconteceu foi que eu comecei a achar que a matéria de Direito Processual Penal disponível no site estava muito pequena. Isso me pareceu estranho, porque nas provas antigas da PF que eu tinha feito ou analisado, esse era um assunto muito cobrado. Conversei com uma amiga minha que é advogada e também concurseira, e ela também achou isso muito esquisito. No dia 16 de Julho entrei em contato com o curso e pedi uma explicação, pois o conteúdo do site realmente estava muito reduzido em relação ao edital recém-lançado.


No dia seguinte, em 17 de Julho, muito rapidamente até, a Coordenação do curso me avisou que "Segundo o setor acadêmico, o conteúdo foi disponibilizado em seu ambiente e ajustado de acordo com as aulas que temos em nosso acervo!". Mas ao entrar na área do aluno tive uma triste surpresa... Havia quase 300 unidades de estudo de cerca de 12 minutos cada disponíveis para meu acesso, totalizando quase 60 horas de aulas.


Achei bacana os caras terem resolvido o problema tão rápido, mas também achei esquisito tantas unidades de estudo, que chegariam a dobrar o tempo total de estudo que eu teria que ter até a data da prova. Obviamente tinha alguma coisa errada ali, então comecei a comparar as unidades de estudo com os temas do edital do concurso, e vi que tinha muita coisa sobrando ali.


Sendo assim, logo no dia seguinte, em 18 de Julho, enviei a seguinte mensagem:


"Reparei que voces disponibilizaram uma seção especial ali na área do aluno denominada "Processo Penal - CJ", creio eu que seja essa complementação que estava faltando no curso de Escrivão da PF, a qual eu solicitei. Procede? O meu objetivo é passar na prova de Escrivão da Policia Federal, prova que ocorrerá dia 19 de Agosto (daqui a 1 mês). O problema é o seguinte: eu não sou formado em Direito (sou Engenheiro), e nunca havia tido contato com temas jurídicos antes de iniciar este curso aqui pelo IOB. E pelo que eu vi, vocês acrescentaram quase que 300 unidades de estudo de Processo Penal. Estou completamente perdido. 


"A minha idéia quando comprei o curso denominado "Escrivão da Policia Federal" era a que vocês teriam analisado com cuidado o edital, e preparado um curso que se moldasse a ele, com as matérias e as unidades de estudo, exatamente de acordo com ele. Claro que não necessariamente gravadas de forma exclusiva para este concurso, certamente são aulas reaproveitadas, mas um fator primordial é que o conteúdo fosse selecionado com cuidado e atenção.


"Minha dificuldade é: não sou capaz de definir quais, das quase 300 unidades de estudo que a mim foram disponibilizadas de Processo Penal, são aplicáveis/relevantes para esse meu concurso. Eu imaginei que, ao comprar um curso específico para Escrivão da PF, esse trabalho já fosse feito por vocês. Logo, tenho um pedido e um questionamento:


"1) Pedido: que alguém com competência para tal seja capaz de analisar a parte de Processo Penal do Edital de Escrivão da PF e disponibilizar somente as disciplinas aplicáveis a ele, pois eu não sou capaz de fazer essa seleção.


"2) Questionamento: *POR ACASO* eu percebi esse problema no curso de Processo Penal, pois foi um problema bem gritante, até para um leigo como eu. Mas e as outras disciplinas? Que garantias eu tenho de que as unidades de estudo que estão disponibilizadas estão 100 de acordo com o edital? Como posso ter confiança que a grade de matérias disponibilizada pelo curso vai me preparar para o desafio que terei pela frente?


"Fiquei um pouco assustado, não sei se de forma desmedida ou com razão, com essa situação com a qual me deparei, e confesso que estou com dúvidas sobre a credibilidade do curso. Agradeço sua atenção quanto à resolução desta questão. Obrigado."


No dia seguinte, em 19 de Julho, recebi uma mensagem do Coordenador dizendo que iria verificar com o setor acadêmico. Continuei cobrando, cobrando, e foi aí que uma semana se passou sem uma resposta definitiva. 


O que eu fiz? Mandei uma mensagem pra ele dizendo que eu gostaria de cancelar o curso, e liguei para o atendimento para proceder com o cancelamento. Alguns minutos depois chegou no meu email a lista das matérias do curso (dentre as quase 300 disponibilizadas) que eu deveria fazer para a prova da PF.


Fico imaginando: será que eu sou o único otário assinante desse curso? Por que eles ao invés de fazer essa "gambiarra", não ajeitaram de uma vez as matérias no próprio curso, para que o restante dos alunos também fosse contemplado com essa correção?


E as demais matérias do curso, Direito Administrativo, Direito Constitucional, etc, será que têm problemas de conteúdo e desalinhamento (para mais ou para menos) com relação ao edital? Lembrando que os dois casos representam um problema para um concurseiro, ainda mais a um mês da prova: tanto ter matérias a mais quanto ter matérias a menos. Sinceramente, uma decepção total esse curso. 


Não cheguei a fazer nenhum curso com aulas online com essa intensidade e comprometimento, essa foi a primeira vez, então não tenho uma base de comparação. Não sei se os outros cursinhos são assim, ou se alguns são assim e outros não. Sei que eu ouvi falar muito bem do Canal dos Concursos, e acho que vou experimentá-lo.


Sei que eu não gostei do Instituto IOB como um todo. Pode ter sido um caso totalmente pontual, mas para mim ficou uma péssima impressão da estrutura do curso. Alguns professores são excelentes (exemplo: Marcelo André, de Direito Penal), outros mais ou menos (nem vou citar nomes). Os slides disponibilizados pelo curso às vezes são desalinhados com o que está sendo dito na aula (reclamei sobre isso com eles também), contém erros de portugues, de conteúdo, de digitação. 


Além disso a apostila digital que eles disponibilizam também é uma porcaria, me deu a impressão de ser meio que uma "transcrição" do que o professor falou na aula, ou seja, o texto é confuso, tem muitos erros, parece que é uma tripa corrida e desgovernada. Ao estudar pela apostila fiquei várias vezes com dúvida sobre o que o texto estava querendo dizer, e também por muitas vezes ele era dúbio.


A minha opinião final é a seguinte: apesar de, definitivamente, ter achado a estrutura desse curso um LIXO, e não recomendar a ninguém, reitero que considero importante que cada um tire suas próprias conclusões, seja colhendo outras opiniões (que podem ser distintas das minha), seja sofrendo na pele mesmo (fazendo o curso por conta própria). Até porque o curso oferece até 30 dias grátis pra quem quer experimentar seu método. Eu sei do seguinte: eu não compro mais nada lá. Boa sorte!


Palavras-chave: Instituto IOB, avaliação, opinião, bom, ruim, excelente, péssimo, regular, ótimo, achei, achou, penso, acho, acha, pensa, pensei, conclusão, avaliar, avaliei, avaliou, avaliamos, avalio, curso, concurso, escrivão, policia federal, DPF, PF, online, à distância

17 comentários:

  1. Eu suponho de que estes 30 dias grátis são para ter acesso ao curso e ver como é a sua metologia, conteúdo, enfim. Eu fiz estes dias grátis, analisei o conteúdo e estou muito satisfeita com a minha aquisição do curso da Receita Federal! Concordo em alguns aspectos citados mas, com tudo me sinto bem com o curso. Eu já recomendo-o.

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou muitíssimo satisfeito, o método é incrivel, as aulas não são cansativas, posto serem de pequenas duração e as unidades temáticas serem quase por completo esgotadas. Pode ser amigo que infelizmente, a pessoa que coordenou o seu curso fez muito mal e isso trouxe-lhe uma ideia pessimista do curso, nada obstante, como concurseiro, que sou também, formado na área do direito, não posso está em sua pele, já que também estaria na mesma situação, se caso nos concursos que participo tivesse unidades temáticas que envolve engenharia, pois nesta eu sou péssimo.

    ResponderExcluir
  3. Estou pesquisando cursos em vídeoaulas online e sua opinião foi muito importante. Obrigado por compartilhar! Vou me inscrever no teste de 30 dias para ver.

    Abraço e bons estudos!!

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo um curso pelo IOB, de início já achei muitas falhas. Não quero um curso perfeito. Os professores se limitam ao básico, não dão o velho e bom macete de professor de concursos. As questões são antigas e muitas vezes não têm a ver com a aula abordado. Bom! irei continuar, mas sempre farei críticas construtivas. Hoje, eu não recomendaria.

    ResponderExcluir
  5. Escrevi-me e estou testando, já estou com várias dúvidas, mas não tem ninguém on line para tirá-las.
    Conheço outros dois cursos on line e recomendo, porém gostaria de experimentar outros para verificar novas dicas.
    IOB não conheço ninguém para me recomendar ou falar alguma coisa e as dúvidas que mando não recebo resposta.

    ResponderExcluir
  6. Seria interessante o amigo aqui de cima citar quais são os bons que conhece pois neste mundo concurseiro essas dicas são valiosas, além de raras. Recorrendo ao velho google, acabamos por ter mais dicas patrocinadas do que exatamente de quem as conhece de verdade. Eu ouvi falar muito bem do LFG e da Federal Concursos, mas precisarei de mais embasamento para afirmar que são bons de fato.

    ResponderExcluir
  7. O curso é muito bom mesmo. Eu estava fazendo o grátis também , e já achava bom. Agora estou fazendo o IOB Total, mas só com as matérias que resolvi estudar, direcionado a magistratura e o MP. Claro que tem seus defeitos, há disciplinas tratadas de maneira muito superficial. Como tudo, tem seus prós e contras, mas acredito que os pontos positivos se sobressaem. Depois que você começa a assistir às aulas, de vários professores, percebes que nem todos os professores são excepcionais, mas a maioria deles são bons professores. E com a avaliação que você dá às aulas e ao professor separadamente, eles vão mudando aos poucos. A orientadora é muito, muito, muito atenciosa. Ela responde a todos os seus e-mails. Liga para seu celular, tira todas as suas dúvidas. Aulas muito boas, extensa carga horária..etc. Me surpreendeu, bem melhor do que esses cursos presenciais. Bom mesmo....pelo menos não vi na internet um com esse nível de cuidado!!!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço ao autor do post e os comentários. Estou pesquisando também e esse blog foi um achado. Deixando minha pequena contribuição, eu já usei o EVP (Eu vou passar) achei o melhor custo benefício, professores ótimos e peremitem que vc baixe as aulas. A única desvantagem, na minha opinião, é que não existe um pacote focado em edital. Até tem um mapa da mina, onde vc deve assistir a aula 4,5 e 6 do curso tal, aí passa pra 10,11 e 23 do outro professor etc. Isso pra quem espera algo mastigado pra colocar uma meta de estudo por dia é meio complicado. A outra desvantagem na minha opiniao é que eles se acham por ter a maior carga horaria de vários cursos, mas alguns professores ficam enrolando no mesmo assunto e repetindo a mesma coisa e pra quem precisa agilizar é mais fácil rever somente os trechos difíceis.
    Mas falando serio, se eu recomendo? Claro que sim!
    por 50,00 se não subiu, vc baixa trocentas aulas no mês e estuda o resto do ano.
    Se alguem puder opinar sobre outro curso, eu agradeço!
    Abraços
    Denis

    ResponderExcluir
  9. o evp me pareceu o mais bacana mesmo. ao que parece nenhum dos cursos em ead é moldado tal qual o edital.... o IOB realmente parece ter coisas excessivas e as vezes faltando. Já esse EVP pelo menos se preocupa em montar o mapa da mina q dá a impressão q os professores analisaram cada item do edital mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Galera, respeito todas as opiniões, mas para passar em concursos mais "tops", a Grande diferença está em algo próximo do seguinte: 40% lei pura + 30% questões de concursos anteriores + 30% curso preparatório. Curso nenhum faz milagre, apenas da um norte e esclarece o mais importante. Recomendo cers, damásio, LFG, iob, verbo jurídico...

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    preciso fazer curso preparatório para o concusso da Caixa Econômica Federal,
    e mi indicaram o IOB, o vcs acham a respeito da empresa,?
    preciso da ajuda de vcs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se eles são bons especificamente para esse concurso, mas minha experiência com eles para a PF foi aterrorizante. Então, de uma forma geral, não recomendo.

      Excluir
  12. Ola pessoal. Li tudo que o eng. Falou. Tenho 33 anos e estudo desde os 21 anos o Direito. Acho sureal em 1 mes querer saber 5 materias de direito pra PF. Mesmo sendo cabeção é impossivel sem ja ter tido 1 base querer engolir todo conteúdo. Desculpa amigo, mas vc é o famoso (junin) em concursos. Muito novin. Sou PMDF aqui em bsb... e por isso te falo... pode estudar muitooooo pra passar pq é foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu camarada. É verdade o que você falou, é IMPOSSÍVEL aprender Direito em apenas 1 mês (ainda mais sem nunca ter visto a matéria). Eu tive essa doce ILUSÃO quando comecei a estudar para a Polícia em Março de 2012... Acabei fazendo o concurso para inspetor da PCERJ 1-2 meses depois, e me ferrei. Fiz também o concurso para Agente da PF, e também me ferrei (fiz 51 pontos). MAS.... dei uma sorte do caramba, porque o concurso de Escrivão da PF suspenso por causa daquela questão dos PNEs, e ficou mais de 1 ano suspenso. O que aconteceu? Eu estudei pra cacete durante esse ano, me aprofundei não só no Direito mas também nas demais disciplinas. O que aconteceu? Passei para Escrivão da PF e para Policial Rodoviário Federal, em ambos os concursos DENTRO DAS VAGAS. Já passei no TAF de ambos (conforme você pode ver em outros posts aqui do meu blog), e estou nas fases finais (exame médico e psicológico). Não me considero mais um "novinho" em relação a concursos, acho que peguei uma boa bagagem nesse um ano e meio estudando, e acho que posso passar para qualquer concurso da área policial, é só usar a base que eu adquiri. Claro que, em relação ao meio policial, eu não sou NADA, não entendo nada do assunto, e sou um novinho, mas em relação a concursos, posso me considerar um ANTIGÃO. Estudei MUUUUUUUUITO, e achei FODA o concurso, mas já passei em dois. Inclusive sou um cara muito metódico e organizado (novamente, dê uma olhada nos meus outros posts), e acho que posso ser até COACH para os realmente novinhos (não é mais o meu caso, foi mal! hehehe). Abraços e boa sorte nos concursos!

      Excluir
    2. Oi Ano Sabático. Tenho 41 anos e estou começando os estudos para Auditor Fiscal da Receita Federal e tbm estou perdido com relação aos cursos online e aos métodos de estudo, já que são 16 matérias e eu sou formado em comunicação social e especializado em marketing empresarial. Poderia me dar uma luz por onde começar e qual seria o melhor método? Agradeço a sua ajuda e aguardo… Abs. Roberto.

      Excluir
    3. Que comentário idiota do anonimo. Você pode aprender o que quiser em pouco tempo, depende da sua capacidade e disponibilidade de tempo. Conheço gente que antes mesmo de graduar passou em concurso federal. Sobre o IOB, adorei ver a resenha, pois estou procurando indicações de cursinho p/ auditor fiscal! Inclusive já li uma reclamação no reclame aqui. Obrigada!!

      Excluir
  13. Lac concursos é muito bom!

    ResponderExcluir