sexta-feira, 6 de julho de 2012

MÉTODO DE ESTUDO CÍCLICO

Ontem comecei a estudar, pela primeira vez, o tema Arquivologia. O professor do site Instituto IOB me pareceu meio burro (exemplo: não usa o plural quando se expressa oralmente), e o tema explicado de forma muito desorganizada. Nem sei se vou continuar fazendo essa matéria por essa instituição.

Mas o que me chamou mais a atenção nessa oportunidade foi a forma que eu abordei o estudo, e que eu acho que pode ser replicada para outros assuntos.

Desta vez, eu entrei num site qualquer de questões catalogadas de concursos, filtrei pela banca CESPE, e fiz uma bateria de questões. Foi tranquilo e rápido, porque as questões são bem curtas e diretas. Fiz umas 10-15 questões. Usei isso como um "aquecimento" para o cérebro. 

Daí comecei a assistir as video aulas online. Assisti umas 3 aulas de 15 minutos cada. Daí revisei o conteúdo anotado no caderno rapidamente, e fiz mais 10 questões de concursos, e fui repetindo esse ciclo continuamente.

Acho que essa é uma forma interessante de aprendizado, com ciclos menores, pois não monotoniza o processo numa fonte só (assistindo aos vídeos), e ao mesmo tempo faz você repetir o conteúdo (nas revisões), e testar seus conhecimentos práticos (nas questões).

Agora só estudarei dessa maneira. Vou abrir o meu dia de estudos dando uma rápida lida no resumo, pra me situar, ai então vou fazer umas 10-15 questões (dependendo do tamanho das questões, talvez até menos) pra aquecer o cérebro. Daí então assisto duas aulas na sequencia, e em seguida faço mais 10 questões. Volto para as aulas, assisto umas 2 ou 3, reviso o conteúdo  novamente, faço mais 10 questões, e vou repetindo esses ciclos. Vamos ver se funciona.


Um comentário:

  1. Pois é, dizem que fazer exercícios no mesmo dia em que se leu sobre o conteúdo respectivo é um tiro no pé. O certo, dizem, é usar os exercícios como forma de revisão, não a matéria não está "aquecida" na mente, como no dia da prova. Estudar e fazer exercícios, dizem, é ilusão de resultado. Mas essa de fazer exercício antes e estudar depois, achei muito interessante.
    Obgda!

    ResponderExcluir