terça-feira, 31 de julho de 2012

ANSIEDADE x ASSUNTOS NOVOS x REVISÃO

Dentre as matérias que estou estudando, encontra-se por exemplo Direito Constitucional. Eu dei um bom "gás" nessa matéria bem no meu início de estudos, pois além de considerar uma matéria meio "básica" pra entender um monte de coisa no meio do Direito, era também menos chata (ou mais legal) que Direito Administrativo. Por este motivo, estou com os assuntos de Direito Constitucional bem adiantados. Faltam 3 semanas para a prova da Policia Federal e eu já estudei tudo o que vai cair na prova. O que fazer agora?

Bem, agora é o momento de revisar e fazer exercícios, aproveitar o momento para fixar os conceitos que já foram aprendidos, testá-los, colocá-los em prática nas questões da CESPE, nos simulados, nas provas antigas. Mas uma coisa acontece que me atrapalha a fazer isso: minha ansiedade.

O que acontece nesse momento é que eu me vejo com uma matéria 100% finalizada, que só falta ser revisada, e outra matéria praticamente nem iniciada ainda (Direito Processual Penal, por exemplo). O que fazer se eu tenho várias horas livres no dia de hoje, e durante a semana? Gasto meu tempo já iniciando a revisão de Direito Constitucional, ou meto as caras no Processual Penal pra tentar colocar as coisas em dia?

Creio que a melhor coisa a fazer seja começar a revisar Direito Constitucional, mesmo com a ansiedade tentando me fazer devorar os assuntos de Processo Penal que estão pendentes. Acho que uma revisão, mesmo que rápida, já pode ser iniciada, pois caso contrário os assuntos previamente estudados começam a embaralhar na cabeça.

A melhor coisa é respirar fundo, pensar com frieza, fazer os cálculos dos dias que ainda faltam até a prova, dividir a matéria de Processo Penal e neste meio tempo já começar a revisão de Direito Constitucional, com toda a calma e a serenidade possível. É isso que eu vou fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário