segunda-feira, 6 de maio de 2013

FALTA DE SONO À NOITE + EXCESSO DE SONO DE MANHÃ

Tenho um problema que acho que também afeta muitas pessoas todos os dias. Tenho sérias dificuldades pra conseguir dormir todos os dias, de noite. E ao tentar acordar, no dia seguinte de manhã, também tenho sérias dificuldades. No início, ao perceber o problema, pensava: "ah, eu tenho perfil noturno, sou um notívago", e pronto. Mas não acho que seja uma coisa simples assim. É estranho, porque quando eu era uma criança eu dormia muito cedo, e sem dificuldade, e acordava cedo pra caramba também. Depois de "velho", comecei a dormir cada vez mais tarde, e acordar cada vez mais tarde também, e o pior de tudo: acordar com sono ainda, e cansado.

Não sei se pode ter colaborado com o problema, mas quando eu era adolescente comecei a entrar no mundo da computação, com o meu primeiro computador AT 386 25 MHz, com 40 Mb de disco rígido e 1 Mb de memória. Depois de um tempo, comprei um modem, um 2400 bps da USRobotics, e comecei a acessar o que se chamava BBS (Bulletin Board System), que foi o precursor da internet. Era um sistema que se acessava, onde se podia fazer chat, baixar arquivos, fotos, programas (sempre à uma velocidade ridícula), e também trocar mensagens nos fóruns. O problema é que naquela época a conexão era discada, então tinha uma grande vantagem de se usar a BBS depois de meia-noite, pois naquela época o preço de um minuto de ligação era muito caro, e a partir desse hora você só pagava 1 (uma) chamada e ficava "pendurado" o tempo que quisesse, até 6h da manhã, sem pagar nada por isso. Era praticamente utilizar o telefone de graça. Além disso, como naquela época as linhas telefônicas eram muito ruins, com ruído no fundo, esse era um problema que afetava a conexão, deixava ela muito lenta e com erros. Esse problema acontecia só durante o dia, já que no período da noite, como havia menos tráfego, a conexão ficava mais "limpa", então era melhor pra transmitir dados e navegar. Por todos esses motivos, depois de comprar um modem, passei a ter  hábitos mais noturnos. Meu "dia" começava à meia-noite, quando eu fazia minha primeira conexão, e ia até muito tarde, às vezes até 4h, 5h da manhã, indo algumas vezes até o sol raiar. 

Com certeza isso influenciou meus hábitos de sono, e bem numa fase onde seu corpo e seu cérebro estão assimilando e aprendendo como a vida funciona. Sei lá, desde os 12/13 anos de idade comecei nessa brincadeira, e fiquei nela por muito tempo. Depois das BBS, veio o mIRC, um aplicativo já pra internet, que também era de chat, onde a gente podia conversar com pessoas do mundo inteiro, em tempo real. Era uma coisa muito viciante, eu passava a noite inteira conectado, ficava ansioso pra chegar a noite do dia seguinte pra poder conectar e trocar minhas mensagens nos fóruns, receber minhas respostas, etc. Era com certeza um ciclo vicioso que me deixava ansioso à noite, e na hora que eu ia dormir, estava tão agitado que, mesmo cansado após horas na frente do computador, não tinha sono. Logo, à noite, no horário em que teoricamente em deveria ter sono e deveria estar indo dormir, eu estava ansioso para conectar. E aí, com muita dificuldade, ia dormir lá pelas 4h da manhã. Logicamente demorava muito pra dormir, e o sono não devia ser muito bom, pois eu tinha ido deitar com a cabeça lá no mIRC, então dormia mal. Acordava sei lá que horas. Dia de colégio eu tinha que acordar cedo, tipo 6h, então compensava todo esse sono dormindo em cima da carteira do colégio (sempre dormia nas aulas) ou à tarde, depois de chegar do colégio. Assim, meu sono ficava todo "picado", e eu não tinha um descanso efetivo da cabeça, do corpo, e provavelmente isso me fazia ter uma memória ruim, cansaço pra fazer atividades físicas (que acabava não fazendo), etc. Nos finais de semana era a farra do boi, ficava sempre até 6h da manhã. E depois que fiquei mais velho, na época da faculdade, era pior ainda, porque não existia aquela obrigação rígida de ir à aula, então eu podia simplesmente ficar em casa dormindo durante o dia, me tornei um quase completo vagabundo. Mesmo quando ia à aula na faculdade, dormia solenemente em cima da mesa.

Bem, acho que tudo isso ajudou a formar o meu jeito de ser. Hoje em dia, mesmo tentando me afastar de alguns vícios similares às BBS e mIRC, como o Facebook, Twitter, etc, meu sono é irregular. Quando chega a noite, lá pra 23h, ou meia-noite, hora em que eu deveria estar deitado, de olhos fechados, geralmente ainda estou agitado, fazendo de tudo pra pregar o olho. Demoro pelo menos 1 hora até conseguir dormir, quando não mais. O que acontece é que geralmente me deito à meia-noite e meia, e acabo assistindo TV até 1h30, pra tentar pegar no sono, e durmo efetivamente às 2h. Como coloco meu despertador para 8h da manhã, pra também não dormir tanto assim, acabo tendo apenas 6h de sono por dia, que considero pouco pra mim. Isso faz com que eu já acorde cansado. É, eu sempre acordo já cansado, e sempre com muito sono, meio embriagado. Apesar de atualmente tomar um remédio pra dormir que não dá ressaca no dia seguinte (tomo 1 ou 1/2 Stilnox 10mg, recomendado por um psiquiatra), acordo muito sonolento. Às vezes perco o horário porque simplesmente desliguei o despertador e nem ao menos me recordo de ter feito isso. De forma inconsciente, desligo o relógio e volto a dormir, sem nem tomar consciência disso. Já tentei colocar o despertador longe da cama, em outro quarto, etc, e isso também não funciona. Quando tá longe e eu consigo escutar (acordar), levanto da cama muito puto da vida, desligo o alarme, e volto pra cama, e acabo dormindo de novo. Quando tá muito longe, muitas vezes acabo nem mesmo escutando, e o relógio passa a manhã inteira apitando, incomodando a casa inteira e os vizinhos. Ultimamente tenho tentado colocar uma pílula de 200 mg de cafeína do lado do despertador, pra assim que ele tocar eu já tomar, e ver se meia hora depois estou acordado e consciente. Não sei se existe algum remédio específico pra isso, que não seja derivado de anfetamina (porque eu não posso tomar anfetamina). O ideal seria se existisse (será que existe?) um remédio pra você tomar na hora que fosse dormir, que tivesse um efeito retardado de 8 horas, que fizesse você acordar. Aí bastaria ir dormir meia-noite, tomava-se o remédio pra dormir (com efeito imediato) e também o remédio pra acordar (com efeito retardado de 8 horas), de forma que às 8h da manhã este último te despertasse, sem muita sonolência, preguiça ou cansaço.

Ainda sobre o remédio pra dormir que eu uso, o Stilnox, em primeiro lugar recomendo que se você estiver procurando um remédio pra dormir, procure antes um psiquiatra, pra ele determinar qual o melhor remédio pra você usar, até porque existem muitos no mercado. Em segundo lugar, que você saiba dos potenciais problemas que esse tipo de medicamento pode causar. Eu não sei todos eles, e nem estou aqui para explicá-los, mas uma coisa que eu já notei é que quando eu tomo a dose inteira (1 comprimido inteiro, ou seja, 10m g), em cerca de 15-20 minutos depois eu fico meio "grogue", como se estivesse embriagado, ou como se tivesse tomado aquele remédio que obriga a você falar somente a verdade. Se eu estiver com acesso a Facebook, email, Whatsapp ou SMS do lado, acabo mandando mensagens pras pessoas, sem ter a menor consciência do que estou fazendo, e acabo por só descobrir a merda que fiz no dia seguinte. Então, até para que o efeito desejado (o de  ir dormir) seja atingido rapidamente, recomendo fortemente que no máximo 15 minutos após tomar o Stilnox a pessoa desligue TV, celular, computador, ou qualquer outra coisa que possa atrair a atenção, qualquer livro, revista, game, etc, vire pro lado, feche os olhos e aguarde o sono chegar, mesmo que ache que o sono não está vindo (às vezes tenho a sensação de que nunca vou conseguir dormir, mas o sono vem bem vagarosamente, sem você nem perceber).

Um comentário:

  1. O post é antigo e não sei se vc ainda passa por este problema. De qualquer forma gostaria de tentar ajudá-lo. Estava exatamente como vc se descreve e acredito que pelos hábitos ruins de adolescente que se arrastam pelo tempo. Só que, diferentemente de vc, não encarei nenhum remédio alopático e, sim, homeopático. Tive um bom resultado com um remédio antroposófico para ansiedade, que relaxava e induzia ao sono se tomado da maneira correta. Além disso, por um ano fiz natação à noite, nadando forte, não pra relaxar, pra cansar mesmo! E com a ajuda da água vc relaxa ao mesmo tempo e chegava em casa exausta e sonolenta. Mais uma coisa que me ajudou, tirar o computador após 21h. Desligar o note, deixar o cel de lado um pouco, tomar um banho morno, tomar um chá quentinho, um leite morno.. entrar no clima mesmo! Parece papo furado mas essa atmosfera do sono é importante! Já feche as persianas, já prepare a cama, diminua as luzes do quarto, deixe só um abajour... uma música suave! Juro que ajuda! E, pra acordar cedo, a única coisa que resolver pra mim foi arrumar um compromisso pela manhã bem cedo. Pq com o dia "livre", já que estou "apenas" estudando, me deparei com uma dficuldade de manter os horários da manhã impensável se eu, por exemplo, estivesse trabalhando. E vi que o me atrapalhava era realmente a falta de compromisso comigo mesmo. Então, trato de arrumar algum compromisso com alguém pela manhã bem cedo. Se preciso ir ao médico, marco logo o primeiro horário. Se preciso levar o carro a oficina, idem. Se vou fazer um curso de línguas, por exemplo, escolho a primeira aula do dia. E, quando não tenho nada marcado, combina com uma amiga corredora, que me aguarde pra correr com ela. Assim, não posso deixá-la esperando e isso me motiva a pular da cama na hora certa. Bem, funcionou comigo. Agora, manter é uma batalha, viu.. tem q tentar implementar o hábito e daí vc começa a fazer sem esforço!

    ResponderExcluir