terça-feira, 3 de julho de 2012

TEMPO É PERECÍVEL

A pior sensação pra uma pessoa que procrastina, ou seja, para um procrastinador, é chegar no final do dia, ver que o dia passou em vão, e que quase nada foi feito porque se "enrolou" durante todo o tempo. Acontece isso comigo quase todos os dias. Apesar de ter me esforçado pra produzir alguma coisa, por vontade própria, chego no final do dia com a sensação de que a produtividade ficou muito, mas muito aquém do planejado.


O pior é que eu sempre planejo tudo o que eu faço. Eu tenho um planejamento de estudos que tem um horizonte de 2-3 meses à frente. Esse planejamento tem atividades que são diárias. Toda semana, aos domingos geralmente, ao iniciar a semana, eu revejo o que foi feito na última semana, qual foi a minha produtividade, onde foi que eu errei, onde foi que eu acertei, faço ajustes neste planejamento, e me preparo num nível mais operacional para a semana que vai começar.


Além disso, toda noite também reviso o que foi feito no dia, faço ajustes mais pontuais, e preparo a programação do dia seguinte, hora a hora, o que eu vou fazer, o que eu vou estudar, verifico eventuais compromissos no meu Google Calendar, enfim, uma metodologia perfeita. Mas de nada adianta um excelente planejamento se o mesmo não pode ser acompanhado ou seguido. Assim como de nada adianta uma empresa pagar milhares de Reais pra uma consultoria traçar a sua estratégia se a mesma não pode ou não quer ser implementada.


Outro dia eu estava fazendo um projeto paralelo sobre anúncios na Web, e ouvi de um parceiro comercial que o tráfego dos sites é "perecível". Isso significa que se você não anunciar para aquele usuário do seu site que está navegando AGORA, não adianta colocar o anúncio lá daqui a meia hora, ou amanhã, porque aquele acesso já ocorreu, e você não o "monetizou", ou seja, foi dinheiro jogado no lixo, no ralo. É algo passado e incorrigível, como por exemplo colocar a fechadura na casa depois que ela já foi assaltada. Já era.


A mesma sensação eu tenho com relação ao meu tempo disponível no dia-a-dia. Sinto como se todo dia eu adiasse a colocação dos "anúncios" no meu website para o dia seguinte, ou para a semana seguinte, de forma que os usuários estivessem acessando meu site, mas sem nenhuma propaganda mostrada a eles. Tráfego perdido. Tempo perdido, que não volta mais. Já era.


Todo dia me deparo com essa situação, e procuro usar isso a meu favor, tentando minimizar essa perda de tempo. Digo minimizar e não eliminar, pois tenho plena consciência de que jamais conseguirei levar esse número para zero, ou próximo disso.


Algumas técnicas funcionam bastante, como estudar numa biblioteca com o celular desligado (pra evitar ficar  trocando mensagens, emails, ou acessando o Facebook). Outra coisa que eu faço é pedir pra algum parente meu trocar a senha do meu Facebook sem eu saber, e não me contar qual é. Assim, eu só posso acessar uma vez por dia, à noite, quando essa pessoa chega em casa, e coloca a senha para que eu possa usar, e depois faço um logout.


Eu costumo estudar em casa, e fazendo cursos online, então não posso me desconectar da internet. Por isso algumas vezes é difícil eliminar 100% das distrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário