quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CURSO, LIVRO OU APOSTILA?

Bem, já postei aqui sobre minha (péssima) experiência com o curso do Instituto IOB, né? Pois é. Depois que eu cancelei o curso focado na prova pra Escrivão da PF, fiquei meio sem orientação sobre o que estudar, onde estudar, como estudar, etc. Tudo bem que mais de 50% da matéria já havia sido estudada, mas a parte de Direito Processual Penal por exemplo estava zerada, e eu até ontem estava sem uma fonte de consulta.


Então eu teria 3 opções: (a) assinar um curso novo e assistir as aulas; (b) comprar uma boa apostila pra usar como referência (como a do Ponto dos Concursos, que dizem que é muito boa); (c) comprar um bom livro.


A opção (a) ficou complicada pra mim, porque geralmente esses cursos são muito demorados, e não ia dar tempo de assistir todas as aulas até a data da prova. Achei melhor não arriscar. A opção (b) seria uma boa também, mas era mais cara do que o correspondente impresso (livro), e também eu acho que essas apostilas tem uma poluição visual muito grande.


Acabei ficando com a opção (c). Fui na Saraiva Mega Store pra comprar um livro de Direito Penal e outro de Direito Processual Penal. Quando cheguei lá, me senti mais perdido que cego em tiroteio. A quantidade e a variedade de livros de Direito era absurda, fiquei mergulhado num mar de livros sem saber o que escolher. Alguns eram enormes, com vários volumes, pareciam tijolos, com capa dura e tudo, na faixa de R$ 150 cada. 


Pensei que talvez não valesse a pena comprar um livro tão grande por agora, às pressas, às cegas, pois poderia dar um tiro no pé: comprar um livro caro que talvez não fosse tão bom assim e que na realidade não se aplicasse para o que eu estava precisando: uma leitura suave, simples e rápida pra uma prova que vai acontecer daqui a menos de um mês.


Fui então para os livros pequenos, mas aí fiquei com medo de também errar na mão e comprar algo tão ridiculamente simplificado que também não agregasse informação suficiente. O que eu precisava era de um meio termo.


Já quase desistindo de tentar me entender com aquela quantidade de capas de livros na minha frente, pedi uma ajuda ao atendente da loja. Comentei com ele meu caso: que eu não era advogado, e que estava fazendo concurso público que caía Direito, em nível de prova objetiva somente. Pedi a ele pra me recomendar algo não muito grande, mas também não muito pequeno, com base na experiência dele e com base no tipo de livro que a clientela dele normalmente compra nesses casos.


Foi aí que ele me recomendou a coleção "Simplificado" do Fernando Capez. Comprei 3 volumes: Direito Penal Parte Geral, Direito Penal Parte Especial e Processo Penal, num total de R$ 155 à vista.


Comecei a leitura dos capítulos que me interessavam ontem ainda. De início, tive a impressão de ter comprado um texto muito superficial (em comparação aos textos que eu já venho lendo), sem exemplos, sem muitas citações às leis, etc. -- isso em comparação por exemplo à série "Descomplicado" do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.


Não sei se fiz uma boa compra, mas agora já está feita. A princípio acho que errei na mão e comprei um livro simples demais, só que na  hora em que eu estava na loja não dava pra ter essa noção, até porque o livro vem fechado, embalado num plástico, e não dá pra ler o conteúdo antes de comprar. Acho isso um absurdo, o cliente deveria ter o direito de avaliar o produto antes de comprar. É por essa falta de transparência (das lojas, do mercado etc) que tem tanta pirataria por aí. Se houvesse uma transparência maior, talvez as pessoas se sentissem mais à vontade e mais confiantes pra fazer as suas compras de livros.


Enfim, acho que daqui a um mês eu vou poder dizer se o livro era realmente superficial demais para o que eu estava querendo, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário