terça-feira, 21 de agosto de 2012

NOVA ERA DE ESTUDOS SE INICIA

Hoje, terça-feira, depois de ter conseguido estudar um total de quase 7 horas líquidas, 4 matérias diferentes, sinto que foi um dia de vitória. Hoje é o segundo dia do meu "novo plano de trabalho", que contempla um dia-a-dia planejado com mais aperto, com um controle melhor, e com as dicas valiosíssimas do Alexandre Meirelles, escritor do livro "Como Estudar para Concursos Públicos". Sinto que estou no caminho certo, e vou contar um pouco o porquê.

Sempre tive muita dificuldade pra me concentrar no estudo. Sempre fui um procrastinador nato. Isso nunca me trouxe nenhum tipo de problema na vida pessoal, estudantil ou profissional, pois por acaso nasci com uma inteligência que meus familiares dizem ser acima da média (apesar de eu achar que é abaixo da média, quando comparo com meus amigos e colegas de colégio, faculdade e trabalho). Por isso sempre consegui passar nas provas mais difíceis, estudei num excelente colégio público (na época, ficava entre os 5 primeiros no ranking do vestibular), passei pra uma faculdade pública também excelente, num vestibular extremamente disputado, e mesmo assim sem me esforçar muito.

Nos últimos 2 anos vim lutando, e bastante, com essa minha aversão a estudar, mas sem entender tecnicamente porque é que eu não conseguia fazer isso, e também sem entender porque é que eu teria que fazer isso agora, já que nunca precisei de tal coisa. Ao longo do tempo fui percebendo um monte de coisa, e demorou pra cair a ficha realmente do que eu deveria fazer pra pelo menos tentar ser um concurseiro de sucesso -- coisa que ainda estou batalhando pra um dia conseguir.

Em primeiro lugar, não sei se pelo fato do tema ser relativamente novo pra mim, notei que eu tenho menos relutância em estudar matérias de Direito do que matérias de exatas, com as quais convivi durante 5 anos na faculdade de Engenharia e nos últimos 2 anos em estudos malucos para o BNDES. Em segundo lugar que ACHO que encontrei um concurso pra fazer que realmente me desperte a vontade de estar lá. Em terceiro, livros de auto-ajuda para concurseiros (se é que se pode chamar assim), bem como os que ensinam técnicas apuradas de estudo (como o do Meirelles) estão me ajudando muito nessa jornada. Estou percebendo um monte de erros que eu cometia (e ainda cometo, pois ainda estou aprendendo como proceder), e que agora estou tentando corrigir.

Toda essa mudança no arcabouço técnico que suporta as longas horas de estudo e otimizam as horas sentado na cadeira, a auto-consciência da necessidade de estudar (E MUITO) pra conseguir passar pra um concurso com segurança e a motivação pra arrumar um emprego o mais rápido possível estão me ajudando bastante, e isso já é perceptível no segundo dia da minha nova fase, no meu novo planejamento.

Esse novo planejamento de estudo que começou a ser aplicado ontem, que inclui o estudo de 3 matérias diferentes por dia, por no mínimo 6 horas por dia (máximo de 8 ou 10, ainda vou ter que "testar" meus limites), juntamente com os treinamentos físicos, parece que realmente está funcionando. Sei que talvez seja cedo pra falar, e talvez eu esteja enganado, talvez seja uma euforia momentanea, mas isso eu só vou saber mesmo daqui a algumas semanas. Se eu conseguir manter esse ritmo de estudo de pelo menos 6-8 horas líquidas de estudo por dia, não deixando de estudar as 3 matérias diferentes por dia, fazendo os resumos, marcando as partes importantes dos livros, utilizando os flash-cards e fazendo uma quantidade enorme de exercícios, acho que eu consigo chegar lá.

Já é notório perceber também que: começar os estudos o mais cedo possível no dia (às 8h, ou no máximo 9h) também ajuda bastante. Estou fazendo baterias de 1 hora de duração, com intervalos regulares de 15-20 minutos pra descanso e outras coisas. Estou conseguindo um rendimento de aproximadamente 66% do tempo. Minha idéia é ir aumentando esse número aos poucos, a fim de otimizar ao máximo o meu tempo e entrar numa rotina de estudos própria pra concursos, coisa que eu nunca tinha experimentado antes porque não conhecia e nem sabia como era, e também porque nunca precisei realmente, como já expliquei. Mas como esse desafio é bem grande, daqui pra frente todo esse aparato estratégico, tático, técnico e psicológico vai ser imprescindível pra alcançar um bom resultado mais pra frente. 

Depois conto mais detalhes do plano de estudos, dos resultados que venho atingindo, dos livros que estou usando, dos cursos que assinei, e das técnicas próprias que também estou usando, para complementar aquelas que estou aprendendo dos mestres e tutores com quem venho me consultando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário