quinta-feira, 9 de agosto de 2012

HABILIDADES PARA CONCURSO PUBLICO E AREA PRIVADA

Estava discutindo com uma amiga virtual hoje a questão dos concursos públicos, e também pensando comigo mesmo sobre as habilidades (skills) necessários para se passar num deles. Essa ponderação se iniciou porque eu estou pensando em voltar a fazer análise, pra entender o meu papel no concurso público, entender quais são as minhas habilidades, como eu posso usar meus pontos fortes para passar nessa jornada sem maiores percalços. Claro que também posso chegar à conclusão de que eu não tenho as habilidades necessárias, e aí eu tô ferrado, vou ter que buscar outra coisa pra fazer... Mas isso aí eu só vou descobrir mais pra frente.

Quando eu fazia análise, com essa mesma pessoa que eu estou procurando agora pra voltar a fazer, nós chegamos à conclusão, depois de uns 2 anos de discussões árduas, que realmente o concurso público era "a minha praia". Eu tentei rebater essa conclusão de todas as formas, fazendo o papel do advogado do diabo, mas não obtive êxito. Depois de muito discutir, dei o braço a torcer, e pedi meu desligamento da firma. Só consegui fazer isso, com certeza, por causa do apoio deste profissional, que me ajudou a ponderar os pós e contras, e analisar profundamente o meu perfil, para que eu não tomasse uma ação errada. Recomendo fortemente a quem esteja passando por um momento difícil na firma, ou mesmo  quem esteja passando por uma dificuldade emocional, um problema pessoal ou de relacionamento. O Analista ajuda você a se entender melhor, coloca questões pra você pensar, te dá idéias, sugestões -- apesar de não tomar as decisões por você, o que é ótimo né?

Bem, o que me fez repensar isso tudo e o que me deu vontade de voltar a falar com minha Analista é justamente essa questão das habilidades para se fazer concurso. Certamente eu tenho características pessoais que me fazem estar mais adequado a um trabalho público, segundo nossas análises. Mas e as habilidades que eu necessito para conseguir ingressar numa carreira pública, será que eu tenho? Quais são essas habilidades? Quais eu tenho e quais eu não tenho? As que eu não tenho eu posso adquirir? As que eu tenho e preciso melhorar, será que eu consigo? 

Muita gente, principalmente quem está na área privada, que normalmente tem a visão somente do "seu lado da moeda", pode achar que quem "precisa fazer concurso" é quem não tem capacidade de se dar bem na vida privada, que é burro, que não consegue se relacionar, que não tem tino comercial, que é vagabundo, que é incapaz, e que por isso recorre a esse meio. E quem faz concurso público NORMALMENTE já trabalhou na área privada, e depois disso teve seus motivos para trocar de lado. Então, usualmente, quem faz concurso sabe exatamente o que precisa ser e ter para ser um concurseiro de sucesso, e quem somente trabalhou na área privada não consegue fazer essa comparação.

Pois bem, eu já estive dos dois lados. Estive antes do lado da vida profissional privada, e agora estou do lado do concurso público, e já tenho uma boa noção das habilidades necessárias para cada carreira. De início, já posso dizer que são relativamente incomparáveis. Não é possível dizer que fulano é melhor do que cicrano porque faz concurso ao invés de trabalhar na vida privada, ou o contrário. Não dá pra comparar alhos com bugalhos, ou bananas com laranjas. São coisas diferentes.

Vejo isso claramente porque sempre fui uma pessoa esperta, e no trabalho sempre tive tiradas rápidas, boas idéias, criatividade, aprendi rápido, coloquei em prática as coisas que aprendi, sempre fui observador. Essas eram características boas pra quem estava no meio privado, dentre outras tantas que eu poderia citar aqui (quer ou as tenha ou não). Apesar de que também tinha alguns defeitos, como ser procrastinador, um pouco ansioso, indeciso e preguiçoso.

Pois bem, e quais as características e habilidades necessárias para ser um concurseiro? Claro que depende do nível de dificuldade do concurso, e eu aqui vou me referir às habilidades e características para concursos de altíssimo nível, os que pagam os maiores salários do Brasil, os mais disputados. Bem, acho que as características e habilidades principais, não necessariamente nesta ordem, são: 

1) Motivação: sem um norte, um objetivo, um target, um desafio, ninguém vai a lugar nenhum. Não adianta você ter um excelente planejamento, livros bons, frequentar cursos, ter tempo livre, etc, se não tiver uma motivação muito forte. Talvez inclusive esse seja o principal ponto. É a motivação que vai te fazer acordar mais cedo e dormir mais tarde, que vai fazer com que seu cérebro se concentre melhor, com que você aprenda mais e mais rápido, com que você faça uma quantidade maior de exercícios e que escreva resumos mais perfeitos. Sem um motivo, as coisas perdem sentido, você começa a ficar impaciente, perde o foco, e a matéria não gruda. Eu sei disso porque já tive momentos de motivação máxima, na época em que estudei pro BNDES pela primeira vez, e momentos de motivação zero (no meio de 2011), e por isso posso falar com toda a certeza que isso faz realmente a diferença. Então, comece verificando se você tem uma motivação legítima. Caso não tenha, tente encontrá-la, tente criá-la ou tente obtê-la de alguma forma, pois será imprescindível. 

2) Paciência/Serenidade/Auto-Controle: essa habilidade vai fazer com que você seja capaz de executar brilhantemente planos de longo prazo. Um alto grau de paciência vai fazer com que você tenha "saco" de ficar sentado na cadeira por horas e horas, às vezes tratando de um tema chato, isolado dos amigos, do mundo, do Facebook, vai te dar o gás necessário para fazer uma longa bateria de exercícios ou ler um texto longo. A serenidade e o auto-controle pra mim são o contrário da ansiedade, e vai fazer com que você tenha a calma e o sangue frio de estudar pra um concurso só (com total foco), e vai resistir à tentação de ficar toda hora estudando pra editais de concursos menores que aparecerem, toda hora trocando de plano. Isso vai te ajudar a te manter na mesma minha estratégica que você um dia traçou. São os instrumentos que você precisa ter para adquirir confiança, ao longo do tempo é claro, de que seu plano é bom e vai dar certo. Uma coisa vai ajudando a outra, então quanto mais dessas 3 habilidades você tiver no início da trajetória, mais confiança você vai tendo, e cada vez também mais serenidade, mais auto-controle.

3) Recursos (tempo, dinheiro): esse item não é uma habilidade, talvez seja uma característica do seu contexto. Ter tempo e ter dinheiro é bom, mas é melhor tomar cuidado. No meu caso, tenho 100% de tempo e dinheiro, posso gastar meu tempo integralmente com o concurso, e também tenho dinheiro guardado pra ficar estudando por muito tempo (anos a fio). Meu pai também é saudável, tem um excelente emprego público, e eu moro com ele, não tenho contas pra pagar, não tenho dívidas, tenho um bom patrimônio líquido. Ou seja, tenho a faca e o queijo na mão. Mas isso também pode ser ruim no sentido de que se você não está passando necessidade, se não está no "perrengue", você perde um pouco da sua motivação. Eu às vezes me vejo como alguém que não PRECISA de fato estudar e passar numa prova, não tenho o elemento PRESSÃO nas minhas costas. Ninguém me cobra nada (ou quase nada), nem meus pais, nem minhas irmãs, nem meus amigos. Pressão zero, dinheiro sobrando pra viver numa boa, casa comida e roupa lavada. Isso acaba deixando a coisa meio frouxa. Por outro lado, ter dinheiro é bom pra comprar livros à vontade, fazer cursos, etc. Tempo também é bom porque você pode gastar todo ele, se quiser, com o concurso. Mas como disse, tome cuidado com a falta de motivação e a falta do senso de urgência que sobretudo um excesso de dinheiro guardado pode trazer.

4) Boa memória e inteligência: este último item é importante, pois tenho um amigo que passou muito bem colocado pro BNDES praticamente só com essa habilidade. Ele não tinha tempo quase nenhum livre, tinha dinheiro sobrando, mas não tinha como capitalizar esse recurso financeiro sem muito tempo sobrando, e tinha muita inteligência e memória, e uma boa bagagem também de um MBA ou Mestrado que fez. Enfim, o que eu quero dizer é que ser inteligente (conseguir aprender rápido) e ter boa memória (conseguir gravar tudo o que aprendeu rápido) é muito importante. E aqui não adianta ter bom relacionamento, ser criativo, ser pró-ativo, ou ter qualquer uma das características tradicionais da área privada, porque as regras do jogo são diferentes. Salvo exceções (provas orais), no concurso não tem malandragem, não tem entrevista, não tem malícia, tem que estudar pra caralho.

Então, pra concluir esse imenso texto, a questão é que mesmo que você seja, em tese, bom na carreira privada, não significa que você terá o mesmo sucesso na carreira pública. Então, não faz sentido alguém da área privada esnobar um concurseiro, alegando que ele não teve sucesso na área privada, ou que é burro ou vagabundo, pois não necessariamente esse cara da área privada se daria bem fazendo concurso público.

Pois é, era justamente assim que eu pensava, e agora estou quebrando a cara. Estou percebendo, na prática, que não adianta, somente, ser uma pessoa inteligente, perspicaz, um cara pró-ativo e criativo. As habilidades são diferentes. Quem é muito agitado e ansioso pode até ser um ágil e frenético consultor, ou gerente, e trazer bons resultados pra sua firma, mas não necessariamente consegue estudar da forma correta e mais eficaz pra um concurso público. Estou aprendendo, da pior forma possível, que essa mudança não é tão trivial assim, e que eu vou precisar me adaptar pra alcançar meus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário