quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MINHA CONCLUSÃO ATUAL SOBRE QUAL CONCURSO FAZER

Bem, na minha última análise terminei com uma lista de coisas a fazer; na realidade uma lista de coisas a analisar, pra tentar definir uma área de estudos pra focar.

 1) Começar a entender como funciona a área fiscal (concursos, áreas, matérias, cursos, etc), e começar os estudos; 
2) Dar uma olhada nas áreas do BACEN novamente, pra saber qual delas tem mais a ver com fiscal; 
3) Não esquecer de incluir na análise as matérias da PF e do BNDES; 
4) Por último, fazer uma grade de estudos de longo prazo que contemple a área fiscal (principal), mas com pitadas das secundárias, com bem menos frequencia e intensidade.

Pois é, depois de ter feito essa listinha aí, comecei a pensar em cima dela, e de fazer item a item o que eu tinha me comprometido. A ordem das tarefas eu não segui muito bem, mas fui tentando desenterrar as informações onde quer que eu as pudesse encontrar. Algumas dúvidas foram respondidas por amigos que hoje em dia são AFRF (tenho 3 deles), outras eu mesmo garimpei e perguntei. Vamos às respostas encontradas até o momento.

1) Entendi com um bom nível de detalhe qual a dinâmica de funcionamento da área fiscal. Parece que tem cursinhos online muito bons, tipo o Ponto dos Concursos (cursos em PDF) e o Canal dos Concursos (cursos em video), mas há que se comprar essescursos por módulos, pra pegar os melhores professores de cada um, que me foram citados para cada matéria. Além disso, pra complementar, é bom também comprar uns livros de qualidade, que podem ser usados para consultas eventuais. Comprados os cursos, comprados os livros, você tem todo o material na mão, aí é só começar a estudar pra cacete, umas 10 horas líquidas por dia, de segunda a sábado, e um pouquinho no domingo também. Mas até aí não falei das áreas dentro da área fiscal. Bem, entendi que tem três sub-áreas, uma fiscal mesmo, tipo Fiscal ICMS, Fiscal ISS, Auditor Fiscal da Receita Federal (AFRF), e outros (poucos). A outra sub-área é a parte de AFO, ou seja, Administração Financeira e Orçamentária, que seriam as Secretarias de Fazenda (tipo SEFAZ, SEPLAG) que fazem os orçamentos e planejamentos financeiros. A terceira sub-área seria composta pelos órgãos que fazem a fiscalização externa, ou seja, os Tribunais de Contas (TCU, TCE-RJ). A "área fiscal" é composta na realidade pelas 3 sub-áreas: fiscal, afo e tribunais. Se você escolher a área fiscal, as matérias entre cada sub-área, pelo menos serão um pouco parecidas (as mais básicas, que se aplicam a todas). Claro que não dá pra estudar "pra tudo", creio que dê pra estudar as matérias fiscais básicas, algumas mais avançadas, focando por exemplo a sub-área fiscal, e ao sair o edital ou se aproximar dele, você pode focar na área bem específica pro concurso que voce quer, por afinal mesmo dentro da sub-área existem concursos distintos, como por exemplo o do ICMS pro do ISS, ou o da Receita Federal pro ICMS. Enfim, esse é mais ou menos o resumo da área fiscal.

2) BACEN eu achei legal porque até o presidente do Sindicato deles andou dando umas entrevistas por ai afirmando sobre a quantidade de vagas que provavelmente terão nos próximos concursos, vai ser um negócio monstruoso, tipo quase 2 mil vagas incluindo nível superior e nivel médio. O problema é que o Bacen tem uma gama de matérias pra cada área bem específica, e não adianta estudar pra todas as áreas, porque provavelmente as provas serão todas no mesmo dia, então pra quem quer trabalhar no Bacen, pegue o último edital, entenda cada uma das áreas, escolha uma que você tenha afinidade pra trabalhar nela, ou que tenha facilidade com as matérias que são cobradas e vá em frente. Eu não encontrei uma área que fosse 100% a minha praia. Area 1 é pra informatica. Area 2 é pra economia, politica monetária, etc., então cai muita economia. Area 3 é fiscalização, entao alem de ter que sacar de contabilidade, operacoes financeiras, etc vai ter que saber direito penal, administrativo, comercial/empresarial, e um pouco de auditoria. A area 4 é de "administração", pois tem parte de RH, comunicação, Estratégia, Processos, Logística, gestao do conhecimento, etc. É bom pra quem é administrador ou engenheiro de producao. A área 5 acho que é a galera que projeta as instalacoes, pois cai RH, arquivologia, auditoria/controles internos, direito administrativo, contabilidade, matematica financeira, e parte de infraestrutura, obras. AChei meio caído pro meu caso. A área 6 acho que cuida de processos internos ou dá suporte a outras areas, pois cai Legislacao especifica do bacen, direito empresarial/comercial, direito civil, direito processual civil, administracao financeira e orçamentária, um pouco de RH, teoria das organizacoes, e gestao do conhecimento. Nada do que eu estou estudando tem a ver com isso em alto grau...

3-Parte 1) Analisei também o que eu vinha estudando pra PF e BNDES. Minha conclusão sobre o BNDES é que é um concurso muito dificil pra passar, muito concorrido e alto nível. As pessoas se preparam pra ele e tem uma boa formação, então as notas de corte são altas. O concurso só ocorre de 2 em 2 anos praticamente, e quase não têm chamado os engenheiros, pois o banco está no limite de funcionários permitidos por seu estatuto. Também não estou conseguindo ver uma boa relação de causa-e-efeito entre estudar as matérias que caem na prova e passar na prova. Vi muita gente estudando direto desde Janeiro de 2011 e até agora nada. Acho que se tivessem estudado pra outros cursos com mais material disponível, de repente poderiam ter passado mais rápido. 

3-Parte 2) Sobre a PF, dei uma boa analisada nas matérias e na carreira. É o concurso que mais me motiva neste momento, e isso é muito importante, porque é a habilidade mais necessaria pra acumular muitas BCH e adquirir conhecimento. Eu não posso prestar o curso pra Perito, que tem o salário de R$ 13 mil, pois a minha formação não me permite. Minhas possibilidades atualmente são Agente e Escrivão, ambos com salário de uns R$ 7 mil se não me engano. Aí que tá o lance: se eu realmente gosto da area policial e vou gostar do trabalho desenvolvido lá, seria uma coisa natural começar a pensar em fazer uma segunda graduação, em Direito, pra depois tentar o concurso pra Delegado. Ou mesmo fazer ciencias contabeis ou economia, e fazer o concurso pra Perito, também seria uma outra opção. OU seja, poderia aumentar meu salário (dobrar), aproveitar as matérias que venho estudando ao longo do tempo, e continuar trabalhando com o que gosto. Outra opção, no caso agora de eu não gostar da policia, poderia voltar a estudar pra Fiscal, pois as matérias são mais ou menos parecidas. Não muito, mas alguma coisa da área de policia pode ser aproveitada na área fiscal, com algumas adaptações.

Sobre o item 4, entendo que esteja totalmente furado, pois quando pensei nesses 4 itens, estava mais ou menos pensando em "corroborar" uma decisão que estava na minha cabeça, que seria a de fazer o concurso pra área fiscal mesmo. Só que aí entram minhas reflexões sobre cada uma das áreas, pra concluir o raciocínio.

Area Fiscal: acho que tem bastante vaga ofertada, se considerar as áreas de fiscalização mesmo, os tribunais de contas e a as secretarias de fazenda que fazem planejamento e orçamento. Também tem a possibilidade de trabalhar aqui no Rio de Janeiro mesmo, pois volta e meia SEFAZ-RJ e TCE-RJ fazem concursos, inclusive TCE acabou de ter um e vai ter outro ano que vem, e SEFAZ teve um esse ano e vai ter outro esse ano ou ano que vem. Pra quem vem estudando essa gama de matérias, e quer continuar morando no Estado do Rio (a cidade, não se sabe, ao que parece), parece uma boa. Os salários também são legais. Tem que dar uma pesquisada nos Editais pra corroborar essas informações, mas acho que é mais ou menos por aí. O único problema, pra mim, é que eu sou um cara meio preguiçoso, então não sei se conseguiria estudar tantas horas por dia, por tanto tempo, com tantas matérias diferentes. Sei que a vantagem tambem da área fiscal é que tem muito material disponível pra consultar, muito cursinho aberto etc. Mas também eu não tenho motivação nenhuma pra trabalhar com isso, então o que pode ser que aconteça é que daqui a um tempo estudando pra área fiscal eu fique desanimado e queira trocar de área novamente, o que não seria uma boa pra mim. Por isso, a principio, achei melhor deixar de lado a área fiscal, e pensar nela como uma segunda opcao caso a PF não funcione.

Bacen: as matérias são muito específicas daquele concurso, então acho que se estudar pra ele, e não passar, não vou ter o que fazer com o conhecimento adquirido. A única possibilidade seria aproveitar, parcialmente, para o BNDES ou para a área Fiscal. Mas ficar trocando de área toda hora é foda, e eu nao queria fazer isso. Entao, não acho que valha a pena fazer Bacen, pois o risco de nao passar existe, e se isso acontecesse eu teria que mudar muito de área.

BNDES: acho que já explicitei os motivos acima, né?

PF: também já explicitei um pouco acima, mas vou complementar. É uma área de trabalho que me motiva bastante, da qual tenho afinidade, sempre tive, e isso ajuda bastante nos estudos. Há uma certa oferta de cursos, materiais, livros, provas antigas, simulados exercicios, então não há com o que se preocupar quanto a isso. Também tenho amigos estudando pra esse concurso, que podem ser companheiros nas dúvidas, e todo mundo se ajuda. É um concurso com uma nota relativamente baixa pra passar, em relação aos demais, e muito menos matérias. As matérias também são mais interessantes do que os outros. A quantidade de vagas também é bem grande, e o governo ainda pretende colocar muito mais vagas ai no ar, pra um futuro próximo. E mesmo assim se não rolar de passar, mesmo nos próximos concursos que vão rolar, o conhecimento acumulado serve tanto pra área fiscal quanto pro Bacen, então dá pra migrar numa boa (ultimo caso).

Dessa maneira, pegando o gancho com a deixa que eu dei na semana passada, pensando durante toda essa semana, acabei meio que quase tomando uma decisão por só estudar pra PF, e não abrir nenhuma exceção, nem pra concurso de SEFAZ, nem BACEN nem BNDES. Claro que eu vou me inscrever pra essas provas todas, vou lá fazer, vou tentar com todas as minhas forças mandar bem, mas não vou estudar 1 minuto em casa fora do escopo da prova da PF, pois pelo que entendi quando fiquei refletindo da semana passada pra cá é que: os concursos são muito diferentes uns dos outros, as bancas são diferentes, os níveis de dificuldade são diferentes, as perguntas são diferentes, os processos de seleção são diferentes, os concorrentes são diferentes, muita coisa muda. NÃo tem como "estudar um grupo de materias principais e um grupo de materias secundárias". É perda total de tempo e de foco, e no final das contas isso aí só leva a um resultado: um monte de nota mediana ou ruim pra um monte de concurso, e sua aprovação nunca vai acontecer. A única forma de garantir que voce vai passar, mesmo que demore 1, 2, ou até 3 ou mais concursos, é focando só naquele concurso, estudando só aquelas matérias, se aprofundando cada vez mais nos assuntos. Fazendo desta maneira, salvo se acontecer alguma desgraça contra você, certamente sua nota vai aumentando cada vez mais ao longo do tempo, dos simulados, dos exercícios e dos próprios concursos que você vai prestar, e daqui a um tempo sua nota será tão alta que você estará dentro (isso se não passar pra outro concurso paralelo "sem querer" antes disso).

Enfim, a dica de quem está há 2 anos desempregado, e passou um bom período desses 2 anos estudando, cada hora pra um concurso diferente, "atirando pra todos os lados", é a de que esse método porra-louca não funciona. O que funciona é você pensar bem o que voce quer fazer da vida, onde quer morar, qual salário quer ganhar, qual funcao publica quer ter, como quer ser visto pela sociedad,e etc, etc, colocar tudo isso num grande liquidificador e chegar à conclusão sobre o que realmente é melhor pra voce. Eu sempre ouvia meus amigos e colegas me aconselhando a fazer isso, vários deles, concurseiros ou não, e eu nunca dava ouvidos, achando que eu era super inteligente e teria capacidade pra estudar pra vários concursos completamente diferentes uns dos outros ao mesmo tempo, e obteria sucesso em pelo menos um deles, ou até em mais. Estava completamente enganado. Isso não funciona. Quanto mais você focar num concurso, melhor. Sei que pra quem não tem muita idéia estabelecida sobre o que quer fazer ou em qual instituição quer trabalhar é mais difícil tomar essa decisão, mas é algo que uma hora ou outra vai ter que ser feita, e o quanto antes for feita melhor. Se precisar, procure o RH dessas instituições, procure algum amigo ou colega,  ou conhecido de um conhecido que trabalhe lá, que você possa conversar um pouco pra sabre como é o trabalho, conhecer os benefícios, etc. Só assim você vai conseguir fazer a sua estratégia da maneira correta, que é: escolher um só concurso e atirar nele de SNIPER, mesmo que demore alguns anos pra isso acontecer, pode ter certeza que se você for uma pessoa inteligente, estiver usando os materiais certos, estiver estudando várias horas por dia e fazendo MUITOS exercícios, a aprovação é CERTA. Confie em você.

Um comentário:

  1. Então... foi bom encontrar seu tópico, tem 2 anos que estudo atirando para todos os lados e nada. Como você decobri que a questão é FOCO. Ainda não sei no que, mas já um grande passo. RS... Obrigada pelo texto. E boa sorte ai!

    ResponderExcluir