quinta-feira, 9 de agosto de 2012

QUAL ESTRATÉGIA ADOTAR? ÁREA FISCAL, POLICIA, BNDES OU BACEN?

Muita gente, no início da maratona dos concursos públicos, se pergunta qual concurso público fazer. Eu mesmo me vejo às voltas com essa pergunta de tempos em tempos, apesar de já estar há 2 anos desempregado.

Na realidade ontem de noite eu estava repensando a minha estratégia de vida (e de concursos públicos), e relembrando onde eu estive e o que andei fazendo nesses últimos 2 anos. Saí da firma onde trabalhava no final de 2010. Fiquei alguns meses descansando, mas já fiz a prova da CMV no final de 2010 (dei uma estudadinha, de leve). Aí, em Janeiro/Fevereiro de 2011 estudei pro BNDES, fiz um cursinho focado pra essa prova (DSc, no Rio de Janeiro). Não passei. Foi aí que eu comecei um período meio "junkie". Viajei pro exterior durante um mês, e quando voltei, fiquei meio sem rumo. Não sabia se estudava pro BNDES de novo, se estudava pro BACEN, se estudava para os dois, ou pra alguma outra coisa. Enquanto não decidia o que fazer da vida, resolvi voltar a tocar guitarra frequentemente, beber 4 dias por semana, e relaxar por uns tempos. Acho que tirei uns bons 6 meses de férias, estudando nada ou quase nada.

Mais para o final de 2011, talvez no último trimestre ou último quadrimestre, percebi que já era tempo de procurar alguma coisa pra fazer. Comecei a procurar cursos pro BNDES novamente. Foi uma época de frustrações, pois como era estávamos numa entre-safra de concursos do BNDES (bem no meio entre um concurso passado e uma possível data de um novo concurso no futuro), havia muito pouco curso disponível. E eu queria fazer aula nos melhores cursos, com os melhores professores, e preferencialmente durante a semana, mais ainda, de manhã. A maioria dos cursos que ofereciam vagas eram pra aulas aos sábados, o que pra mim era um contra-senso, pois se eu tinha a semana inteira livre, pra estudar com cadência, porque teria que agregar todos os dias de estudo num só dia, quando você por sinal fica sem saco pra assistir tantas aulas num dia só, e fica na contramão dos dias livres de todos os seus amigos (quando todo mundo está trabalhando, você está estudando, e vice versa). Por isso optei por não me inscrever num curso aos sábados.

Na realidade me lembrei agora: no final de 2011 eu estava mais é procurando curso para o BACEN. Mas também não havia previsão de cursos para esta instituição porque não havia a menor previsão do próximo concurso. Esses cursinhos agem sob demanda, só abrem turmas se houver efetiva demanda. E como ninguém falava de BACEN há muito tempo, nem se esperava uma prova pra um futuro realmente próximo, não havia turmas abertas, e as que tinham previsão de abertura nunca se concretizavam, por falta de quórum.

Nessa minha procura por curso preparatório para o BACEN, voltei a estudar, bem de leve, mas ainda sem um rumo. O cursinho ajuda bastante a ter uma linha mestra, que define não só O QUE estudar, mas até quando estudar, com qual frequencia estudar, etc. É muito importante ter uma base. Hoje em dia eu tenho uma forma alternativa de fazer essa base de estudos, sem esperar a inscrição num cursinho, que é a utilização do edital passado. Mas depois eu falo sobre isso.

Bem, nessa expectativa de iniciar um curso para o BACEN, com vários cursinhos abrindo as turmas mas depois fechando por falta de quórum, eu resolvi tomar uma atitude, a fim de não ficar sem fazer nada. Me inscrevi para uma turma de BNDES no DSc, dias da semana, à noite, que começaria no início de 2012. Desde o final de 2011 até o início efetivo do curso, estudei muito pouco. Acho que foi nessa época também que tiveram os concursos pra AFO, fiz vários deles, mas não deram em nada. Também, não estudei muita coisa pra eles.

Comecei o curso para o BNDES, e vim estudando regularmente até então. Na realidade até uns 2-3 meses atrás. Estudei basicamente de Janeiro até Maio ou Junho, e depois descambei pro lado do Direito. Me tornei um pouco desiludido com o estudo para o BNDES por alguns motivos: salário nem é tão alto assim, os concursos não têm convocado muitas pessoas pra tomar posse (o último de Engenheiro chamou só 33, o que acho pouco para as quantidades de pessoas chamadas pra outros concursos), não existe necessariamente uma relação de causa-e-efeito entre estudar e se dar bem na prova (ou passar), a maioria das matérias desse concurso não se aplicam a outros concursos, e o concurso é feito só a cada 2 anos, praticamente. Dessa forma, comecei a achar que estudar pro BNDES não valeria tanto a pena assim, e fui deixando-o como segunda opção.

Bem, resumidamente então, larguei o emprego em 2010, estudei pro BNDES num intensivo em Jan-Fev de 2011, fiquei o ano de 2011 praticamente inteiro sem fazer nada, e só no final comecei a procurar um curso pro BACEN. Como não encontrei, me inscrevi pra um curso do BNDES mesmo, que começou em Jan de 2012, e desde então vinha estudando pra ele, até que em meados de Maio resolvi começar a estudar Direito também, pra aumentar meu leque de opções. E qual a minha situação atual?

Bem, minha situação atual é a seguinte: não sei ainda o que vou fazer. Estudar somente pro BNDES é que eu não vou. Estudar pro BACEN pode ser uma opção, tenho que dar uma olhada no último edital para tentar buscar uma área (do banco, pois lá é dividido em áreas de conhecimento) para focar. Estudar pra FISCAL também pode ser uma ótima opção, já que posso aplicar para a área de RECEITA como pra área de ORÇAMENTO.

Ainda estou colhendo informações para decidir, e quero tomar uma decisão que seja de longo prazo. Não quero ficar trocando de área de estudo a cada 6 meses, porque isso vai minar minhas forças, minar meus recursos financeiros, me deixar maluco, e não vai me fazer aprender nada o suficiente pra passar numa prova. Tenho que ter consciência de que o estudo tem que ser para o longo prazo. Não adianta olhar no radar e ver o que está vindo pela frente, tem que escolher uma área "fértil" pra estudar com horizonte de 2-3 anos, e meter as caras.

Creio eu que se estudar as matérias básicas de Direito (Adm, Const, Tributário) e mais Contabilidade, Finanças públicas, talvez um pouquinho de MAt. fin, Estatísticas, eu esteja bem pra fazer quase qualquer concurso da área fiscal, e englobe também alguma das áreas do BACEN (tenho que checar), e alguma coisa de BNDES também. Sei que continuarei fazendo todos os concurso que aparecerem que tiverem pelo menos 50% dessas matérias, pois trata-se de um treinamento/simulado, e também de uma tentativa de passar.

Outra coisa que eu tava pensando ontem é: depois de estabelecer qual vai ser a área de estudos a focar, estabelecer um plano estratégico estruturado, desmembrar em método, tática, indicadores, fazer um Balanced Scorecard, e seguir aquilo com afinco.

O foda é escolher o que fazer e abrir mão do resto. Focar num concurso só é um risco do cacete... Imagina se dá algum problema na instituição e o concurso não acontece? Ou não acontece nos moldes que você esperava? É uma foda mesmo.

Na minha concepção, talvez o ideal a fazer seja escolher uma área de estudos para focar, mas também com uma ou duas áreas secundárias. A área principal então talvez possa ser a FISCAL, e as áreas secundárias sejam: (1) PF e (2) BACEN/BNDES. Acho que assim dá pra ter um leque amplo e ao mesmo tempo garantir o foco.

Próximos passos:

1) Começar a entender como funciona a área fiscal (concursos, áreas, matérias, cursos, etc), e começar os estudos;
2) Dar uma olhada nas áreas do BACEN novamente, pra saber qual delas tem mais a ver com fiscal;
3) Não esquecer de incluir na análise as matérias da PF e do BNDES;
4) Por último, fazer uma grade de estudos de longo prazo que contemple a área fiscal (principal), mas com pitadas das secundárias, com bem menos frequencia e intensidade.

Será que funciona assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário