sábado, 27 de julho de 2013

#FAIL NA PROVA DE ESCRIVÃO DA PF

Falta de tempo total até semana passada. Fiquei um tempo sem postar aqui devido ao estudo intenso para a prova de Escrivão da PF no dia 21 de Julho. Fui mal na prova, e ainda estou absorvendo a "porrada".

Em março de 2012 tinha feito a prova de Agente da PF, estudando há mais ou menos 1 mês somente, e fiz 51 pontos líquidos.

16 meses depois, estudando que nem um condenado, depois de fazer 2 cursos inteiros de exercício (de R$ 700 cada), 2 turmas de simulado (de uns R$ 500 cada, totalizando mais de 20 provas feitas), somando aproximadamente 1.500 horas de estudo, mais de 15.000 exercícios feitos, cheguei a um resultado pífio de 58 pontos líquidos.

16 meses de estudo me renderam 7 pontos líquidos a mais. Se continuar nesta crescente, quem sabe daqui a 1 ano, na próxima prova de Agente ou de Escrivão eu não consiga uns 65 pontos, correndo o risco de ter minha redação corrigida?... é foda.

Não sei o que faço agora. Estou inscrito no concurso do DEPEN e da PRF, mas não tenho interesse quase que nenhum nessas carreiras. O DEPEN não me interessa pelo trabalho em si, pois trata-se de um concurso de nível médio de custódia e transporte de presos em presídios de segurança máxima geralmente localizados no fim-do-mundo (ex: Mossoró, Porto Velho, Catanduvas). Além disso o salário é baixo - não lembro de cabeça, mas é uns R$ 3-4 mil. Pra completar, um amigo meu que trabalha lá também está estudando para a PF, e falou que o trabalho é bem monótono e entediante. Não é pra mim, definitivamente. Só me inscrevi como treino, afinal VAI QUE eu passe entre os "x" primeiros lugares e consiga ir ao TAF? Acho que já será uma experiência e tanto pra mim.

Quanto à PRF, o salário é razoável (R$ 6 mil alto), mas o dia-a-dia da profissão não me agrada muito. Ter que trabalhar essencialmente numa estrada, dentro de uma viatura, ou algo assim, é uma coisa que não me enche os olhos. Além disso, pra completar, a matéria que cai na PRF é totalmente além de qualquer coisa que eu venho estudando há muito tempo. Dizem que a parte de CTB (código de trânsito) corresponde a 1/3 da prova, e ainda tem alguma coisa de Direitos Humanos, Física, Matemática, etc. Bem longe da minha realidade, e humanamente impossível de estudar tudo isso nas próximas 2 semanas.

Sem querer desmerecer nenhuma das duas nobres profissões, de forma absoluta, apenas acho que meu perfil não se encaixa a nenhuma delas, nem em termos salariais nem em termos de atividade desempenhada. É somente por isso que eu não estou muito interessado nesses dois concursos, apesar de que não vou cagar no pau - vou fazer as duas provas.

Bem, sendo bem pragmático, o que me resta é a PCDF, a ser realizada em Setembro, e um futuro concurso pra Agente da PF (previsto pro final desse ano ou início do ano que vem) ou pra PCERJ (oficial de cartório, está previsto pra esse ano, segundo meus amigos de lá).

Desta maneira, continuarei com o plano de estudar pra PF no longo prazo (agente ou escrivão), mas com pitadas de polícia civil (DF e RJ) no meio do caminho, se pintar alguma coisa nesse meio tempo.

Tô um pouco desanimado pra estudar agora, com esse fracasso na PF. Até pra fazer os exercícios pro TAF tá ficando difícil. Mas já coloquei na minha cabeça a derrota, e pretendo voltar ao ritmo de estudos na segunda-feira, sem falta. VAMO Q VAMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário