quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

AUMENTANDO O NÚMERO DE HORAS DE ESTUDO - JAN/2013

Ultimamente tenho estado preocupado com meu baixo rendimento de horas de estudo por dia. Segundo meu critério, até então, estaria OK se eu estudasse mais de 4 horas líquidas por dia. Também tinha um segundo critério de que eu deveria estudar pelo menos 3 matérias por dia. Ambos os critérios deveriam ser atendidos simultaneamente, ou seja, eu teria que estudar pelo menos 4 horas por dia, e isso deveria significar pelo menos 3 matérias diferentes. 

Pra quem não está fazendo absolutamente mais NADA além de estudar, 4 horas líquidas por dia parecem pouco. É pouco, mas ao mesmo tempo não é. Pra mim, é coisa pra caralho. Acho que durante a faculdade eu estudava 4 horas líquidas por mês, e olhe lá. Fazer uma média dessas POR DIA é coisa pra caramba pra mim. Mas claro que faculdade é um "bicho" totalmente diferente de concurso. Eu sei disso.

É por isso que eu venho pensando em trocar o critério de classificação do número de horas de estudo por dia, pois o atual já não está atendendo minhas necessidades. Estou achando isso porque não estou conseguindo fixar direito as matérias, não estou conseguindo fechar os ciclos de estudo no tempo adequado, não estou conseguindo obter boas notas nos simulados, etc. Estou precisando estudar mais horas por dia pra poder estudar uma quantidade maior de matérias por dia, e assim "ciclar" cada vez mais as matérias em cada vez menos tempo, a fim de não deixar o conteúdo cair no esquecimento.

Bem, alterei o critério de horas a partir de hoje, tentando ver se consigo me motivar a estudar 6 horas líquidas por dia, que acho que deve ser a média pra quem não está trabalhando. Dessa forma, a tabela passa a ficar assim, lembrando que são horas líquidas:


0h-3h - HORRIVEL
3h-4h - RUIM
4h-5h - MEDIO
5h-6h - OK
6h-7h - BOM
7h-8h - OTIMO

Desta forma, se eu estudar 5 horas líquidas no dia, estarei no nível MEDIO-OK. Se estudar 5,5 horas, estarei no nível OK, e se estudar 6 horas líquidas, estarei no nível BOM. Minha meta é conseguir algo entre OK e BOM na grande maioria dos dias, e conseguir esticar pra OTIMO pelo menos 1x por semana.

Pra conseguir 5h líquidas eu precisaria de aproximadamente 7,5 horas brutas de estudo. Pra conseguir 6 horas líquidas, eu precisaria de 9 horas brutas. Considerando ter o tempo dedicado ao estudo de 8h às 12h (4 horas brutas), e depois das 14h às 18h (4 horas brutas), acho que dá pra atingir essa meta. 

Mas também, vamos por partes... Se ultimamente eu tenho conseguido fazer 4 horas líquidas num dia bom, não dá também pra DOBRAR o número de horas líquidas de um dia pro outro, do nada. Isso é o tipo de melhoria que se consegue ao longo do tempo, acostumando o corpo a ficar sentado mais horas, treinando a concentração, adaptando os horários de dormir/acordar, encontrando as horas do dia em que se rende melhor, etc, etc, etc. É um processo evolutivo que leva tempo pra acontecer. Logo, se hoje em dia faço 4 horas líquidas, creio que passar pra 5 horas líquidas já seja um bom avanço. Quem sabe no próximo ciclo de estudos já não consiga chegar mais perto de 6 horas líquidas? Acho que 6 horas líquidas (360 minutos) já seria um excelente patamar, daria pra estudar por exemplo 1 matéria bem grande (como Direito Penal, que eu estudo 120 minutos), 2 matérias médias (como Raciocínio Lógico, que eu estudo 90 minutos de cada vez, totalizando 180 minutos), e 2 matérias pequenas (como Redação Oficial, que estudo 30 minutos, somando mais 60 minutos). Olha que beleza: estudar num dia só 1 matéria grande + 2 médias + 2 pequenas. Seria um sonho.

Só preciso focar mais em começar o estudo cedinho de manhã, o que não tem acontecido ultimamente. Pra isso, preciso dormir cedo também, e largar o Facebook. Inclusive amanhã vou fazer um post explicando qual foi a técnica que eu usei pra me livrar do "ralo de produtividade" que é o Facebook.

2 comentários:

  1. Fala cara. E aí tu conseguiu aumentar as HL´s. Eu estava catando sobre isso na internet e achei esse blog com o seu depoimento. Po eu estou desanimado, eu raramente consigo passar de 6 HL´s por dia, sendo que eu sento a bunda na cadeira 9 da manhã e só paro 21. Não é possível não sei o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, cara.... Eu meio que fiz esse post tentando me auto-ajudar, ou seja, tentando afirmar pra mim mesmo que o MINIMO que eu deveria fazer seria 6 horas liquidas por dia, mesmo que tivesse o dia INTEIRO para estudar. Mas como voce mesmo já percebeu, isso nem sempre é possível. Eu também sendo na cadeira de manhã, só levando à noite, mas as minhas horas líquidas ficam MUITO baixas... É porque eu e você provavelmente temos uma propensão muito grande à dispersão. Então, precisamos de MUITAS horas de estudo BRUTO para gerar uma pequena quantidade de horas LIQUIDAS de estudo. É brabo mesmo. Acho que o importante mesmo é ter CONSCIÊNCIA disso, e agir, sempre, para tentar manter a quantidade de horas alta. Mesmo que "alto" pra você seja 4-5 horas por dia, que já é um valor REGULAR, mas acho que não chega a ser RUIM. Cada um tem uma realidade diferente, um perfil psicológico, uma capacidade de aprender a matéria por hora líquida estudada. Cabe a você chegar no seu ideal, sem forçar MUITO a barra. Boa sorte.

      Excluir