sexta-feira, 20 de abril de 2012

MUSCULAÇÃO - FONTE DE REFERÊNCIA

Pra quem gosta de atividade física e se interessa pelo assunto, ou seja, não se contenta em receber passivamente instruções do professor da academia sobre quais atividades fazer, mas também em opinar, contestar, discutir para aprender mais, e também se atualizar aqui no Brasil e fora sobre as últimas novidades?


Pois é, na minha opinião a maioria dos professores de academia, apesar de estarem trabalhando numa academia de musculação, não se interessam tanto assim pelo assunto, não são tão especializados e bem informados. As exceções são as academias de alto nível (leia-se "caras", como por exemplo: A!Bodytech, Proforma, ex-Estação do Corpo) ou então as academias tipo "GYM CLUB", como a Neves ou a Pergus, só pra citar duas.


Os "personal trainers" também são exceções. Dá pra ver claramente quando um professor se interessa pelo assunto, domina o tema e vai poder te passar um bom treinamento: geralmente quando ele ganha bem ($$) ou quando tem um corpo bem atlético. Fuja das academias com professores gordinhos ou magrelos, não vai adiantar nada.


Veja bem o que eu quero dizer aqui: não estou dizendo para você, que não é um profissional da Educação Física, se auto-prescrever exercícios físicos específicos como os feitos numa academia. Estou dizendo que é bom ser criterioso no momento de escolher a academia onde vai malhar ou o professor que vai ser responsável pelo seu treinamento.


Mas o que eu ia dizer é que eu gosto pra caramba do site BodyBuilding.com, pois ele é bem completo e atualizado, com informações de alto nível que serão muito úteis para seu aprendizado. Por exemplo, tem treinos (workouts) que você pode fazer, que são criados por atletas famosos. Também tem banco de dados de exercícios, onde você pode procurar novos exercícios para aquele seu grupamento que já está saturado (inclusive os usuários podem votar nos melhores treinamentos, daí dá pra fazer uma ordenação pelo site e saber os mais "cotados"). Além disso tem dicas de alimentação, de suplementação, e várias e várias outras coisas.


Uma coisa que recentemente eu vi é que tem uns caras que fazem seu treino, por exemplo, dos músculos das costas, com 10 exercícios diferentes, só que alguns deles não necessariamente 3 séries, mas sim uma série só. Veja esse caso do Terry Crews (o pai do Chris do seriado Everybody Hates Chris), em que ele mostra o treinamento dele para as costas, com vários exercícios que para faz só uma série até a falha, ao invés de fazer só 3 ou 4 exercícios no total, cada um com 3 ou 4 séries. Veja aqui: http://www.bodybuilding.com/fun/get-mile-wide-with-terry-crews-cobra-back-workout.html


Essa foi só uma das idéias que eu consegui assimilar ao navegar pelo site. Acho que existem várias outras idéias que podem ser prontamente aplicadas por você (sempre discutindo com o seu orientador físico antes de colocá-las em prática), que podem ajudar bastante no sentido de evitar que sua musculatura "caia na rotina" e pare de apresentar resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário