terça-feira, 26 de junho de 2012

CONCURSO PÚBLICO VIROU MODA



Notei recentemente um aumento significativo de pessoas procurando concursos públicos. Algumas já decidiram que querem fazer isso, outras vão tocar o projeto em paralelo com seus atuais empregos (a maioria delas vai fazer assim). Fato é que muita gente tem me procurado pra obter informações sobre concursos, sobre qual curso fazer, pra qual concurso prestar, qual a melhor forma de estudar, etc e tal.


Acho que o assunto está extremamente "na moda", talvez pela quantidade de vagas abertas, e consequentemente devido ao aumento de reportagens na mídia sobre o tema. Sei que todo mundo tá interessado no assunto, e tem muita gente pensando em trocar de vida, sem nem ao menos conhecer direito o assunto.


No início, eu achava que concurso era uma coisa pra quem era derrotado profissionalmente, pra quem não tinha uma opção melhor no mercado de trabalho, ou porque era muito tímido e não conseguia passar numa entrevista, ou porque era muito feio, e não conseguia passar numa entrevista mesmo assim, ou se vestia mal, ou fez uma faculdade ruim ou que não tinha nada a ver com o mercado, etc. Mas a minha opinião foi mudando ao longo do tempo quando eu comecei a fazer várias e várias provas sem obter sucesso em nenhuma delas. Vi que o concurso não era algo tão "trivial" assim pra "pessoas tão inteligentes como eu" (me achava).


Em geral, concurso é um desafio de altíssimo nível. Claro que existem concursos menos desafiadores, em que também a quantidade de pessoas que passam é bem maior (ex: Petrobras). Nestes concursos, passar não é TÃO difícil assim, mas também não chega a ser fácil, mas nesses sim você chega a encontrar pessoas talvez não muito preparadas, não muito inteligentes, não muito brilhantes. Já cansei de ver gente entrando na Petrobras porque realmente não era bom profissionalmente, mas que estudou um pouquinho a mais que a média e entrou, e agora está lá com o emprego praticamente garantido, e nem quer se esforçar muito pra fazer as coisas bem feitas. Ou seja, eu acho que o ambiente de trabalho na Petrobras, por exemplo, não deve ser alto nível, nem mesmo muito desafiador, pelo menos na grande maioria dos casos, e salvo exceções.


Mas existem também concursos de alto nível, em que as vagas são super limitadas, os salários são obviamente mais altos, os cargos são de maior status, e as pessoas que normalmente entram estão muito mais preparadas, e são muito mais brilhantes intelectualmente. Normalmente as provas pra esse tipo de concurso também exigem uma nota de corte muito maior, e têm questões discursivas também. Além disso são preparadas por bancas muito mais complexas, e as provas acontecem com uma frequência bem menor do que as provas de mais baixo nível que eu já comentei. Um exemplo deste tipo de concurso seria o Auditor Fiscal da Receita Federal.


Essa é basicamente toda a diferença do concurso de alto nível pra um concurso de baixo nível. E a diferença na preparação também tem que ser grande. É bem difícil passar numa prova pra um concurso de alto nível estudando como se estivesse se preparando pra um concurso de baixo nível. As horas de estudo necessárias são diferentes, o método é diferente, o tempo de preparação é diferente, os cursinhos são diferentes, etc. Tudo é diferente.


Bem, iniciei essa reflexão porque, como disse, mutias pessoas me procuraram recentemente pra saber "que história é essa de concurso público". Algumas (na realidade a grande maioria) estavam somente tendo um espasmo de aborrecimento no trabalho, e num momento de saco-cheio me ligaram pra saber sobre os concursos. No dia seguinte, com a cabeça mais fria, já esqueceram do assunto e se desinteressaram, voltaram pra inércia das suas atuais ocupações.


Uma outra parte, também pequena, não chegou a começar a fazer cursos presenciais ou estudar de verdade, mas já me pediu algum material (que eu mandei, provavelmente em vão), estudou uma coisinha ou outra, e já fez algumas provas. Essa galera já sentiu que o buraco é mais embaixo, pois foram mal nas provas, e já perceberam que pra passar tem que estudar sério. Algumas já desistiram, outras ainda estão pensando no que fazer, se entram de cabeça ou desistem também.


Já uma outra pequena parte das pessoas realmente se interessou, já começou a fazer algum curso presencial, está estudando quase-sério, já entendeu quais são as vagas do mercado, e estão começando a esboçar alguma estratégia. Mas ainda estão nos seus atuais empregos, perdendo tempo. Tem até um amigo meu que vai fazer prova pro TCE-RJ, e avisou no trabalho que só vai poder trabalhar 4 horas por dia (ao invés de 8 horas) porque seu pai está internado no hospital e ele precisa ir pra lá todos os dias pra acompanhá-lo. O cara me falou que vai fazer isso por 2 longos meses. É bastante cara de pau, uma audácia, eu diria, mas tomara que funcione.


No bottom line, eu acho que as pessoas querem obter muito sem fazer nenhum esforço. Como eu, elas acham que são super inteligentes, que mandam bem no trabalho, e isso é suficiente pra fazer uma boa prova. As pessoas esquecem que concurso requer experiência, dedicação, horas de estudo. Há que se aprender um conteúdo às vezes totalmente novo, fazer resumos, colocar à prova, fazer simulados, resolver questões de revisão, procurar fontes extras, etc. Tem gente que acha que se estudar 2 meses vai passar de primeira pra um concurso de alto nível em que existem milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil se dedicando exclusivamente a isso. Claro que há exceções, e eu conheço mais de uma dúzia, mas mesmo assim são casos isolados, pois a grande maioria da população, diria que pelo menos 95%, vai ter que ralar o popozão na cadeira pra conseguir alguma coisa na área pública, não adianta sentar numa prova e chutar as letrinhas como se fosse um bilhete de loteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário