quarta-feira, 13 de junho de 2012

POLICIA FEDERAL - ESCRIVÃO 2012

Há dois dias atrás saiu o edital 2012 para Escrivão da Polícia Federal no site da CESPE/UnB, ou seja, uma nova maratona de estudos se inicia. A prova será daqui a apenas 2 meses, dia 19 de Agosto. A prova física será em Outubro, daqui a 4 meses (dessa vez espero que dê mais tempo pra treinar a natação, pois é meu maior ponto fraco).


Ontem estava eu refletindo sobre a ementa da prova, sobre a última prova que fiz pra Agente, no meu resultado, etc. Lembrei do tanto de coisas que eu aprendi de Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo num curtíssimo espaço de tempo. Meu resultado não foi tão ruim assim. Das 120 questões objetivas, deixei 29 em branco, ou seja, só marquei a resposta de 91 questões. Dessas 91, acertei 71, ou seja, errei 20 questões. Ao errar 20 questões, deixei de ganhar 20 pontos, e ainda tive 20 pontos negativos, de forma que minha pontuação caiu de 71 pra 51, o que corresponde a um percentual de 42% de aproveitamento na prova como um todo, ou 78% de acerto das questões que eu fiz. Ou seja, das que eu achava que tinha certeza, acertei quase 80%. Pra quem nunca estudou Direito na vida, foi uma grande vitória, uma grande conquista, a demonstração de que é possível.


Mas o que eu estava pensando esses dias é o seguinte: que o maior e principal ativo que um estudante de concurso tem é o TEMPO disponível pra estudar. Claro que existem outros ativos importantes como motivação, dinheiro, paciência, dedicação, acesso à informação adequada, etc, mas creio que o principal mesmo seja o TEMPO. E tempo é o que eu tenho de sobra, pois não estou trabalhando. Tempo é o que todas as pessoas querem ter e não têm. Tempo é perecível (depois que passou, já era, não tem como voltar atrás). Então, vou tentar, daqui pra frente, utilizar de forma mais inteligente esse importante e raro ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário