quinta-feira, 31 de maio de 2012

O QUE DECORAR NO TEXTO DE UMA LEI?

Pode até soar meio óbvio, mas às vezes o óbvio precisa ser dito, e também revisado, a fim de que se possa readequar ao melhor método possível para se executar uma atividade.


Portanto, quando estiver estudando Direito e for ler o texto de uma lei, qualquer que seja ela, atente para decorar os seguintes aspectos, caso existam:
  1. Enumeração de objetivos, diretrizes, princípios
  2. Enumeração de agentes ou pacientes
  3. Declaração de prazos
  4. Enumeração de requisitos
  5. Declaração de direitos ou deveres intrínsecos
  6. Determinação de quóruns mínimos
O que eu costumo fazer é copiar e colar a lei do site do Planalto num documento Word, e ir marcando os textos conforme hierarquia de importância. Ou seja, o que é importante pra compreensão e memorização básica (palavras-chaves, por exemplo) eu marco com negrito + sublinhado. O que é de SUMA importância (como os itens citados acima), eu marco de amarelo


Ainda assim, quando existe um tema que eu desconheça, procuro na internet, e quando encontro um site com uma boa explicação, adiciono próximo ao termo ou ao artigo o link, marcado de vermelho. Assim, quando eu for estudar de novo, ou for rever a matéria, em caso de dúvida já economizo o tempo de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário