quinta-feira, 3 de maio de 2012

QUESTÕES TIPO CESPE / UNB

Depois de fazer dezenas, centenas de questões da banca organizadora de concursos CESPE/UNB, percebi que tem duas formas de enganar o candidato, ou seja, de tentar pegar o candidato numa "pegadinha".


Na primeira delas, o examinador retira o texto de uma determinada lei, e altera um pequeno trecho, às vezes só uma palavra mesmo, um pequeno detalhe, pra tentar passar desapercebido. Dessa forma, o candidato que já está no meio da prova, e com a mente cansada de tanto ler textos de leis, acaba se confundindo, e não percebe a pequena alteração feita pelo examinador. Nestes casos, o objetivo do examinador é tentar fazer o candidato marcar como CERTA uma questão que estaria ERRADA.


Na segunda forma, o examinador não usa o texto da lei diretamente, mas tenta expor uma situação jurídica que, aos olhos de quem lê o texto do enunciado de forma desatenta, parece uma coisa muito óbvia e lógica, que parece correta. Ele muitas vezes também se usa de um método parecido com o do parágrafo anterior, que é a de pegar um texto correto e acrescentar um pequeno detalhe que o torna incorreto. A pessoa que já fez zilhões de questões, e está acostumada a ler aquela situação, parecida, muitas vezes vai ignorar o fato novo (incorreto) que está escondido meio às palavras conhecidas por sua memória fotográfica. Ou seja, o examinador vai tentar fazer com o que o candidato marque CERTO numa questão que estaria ERRADA.


A terceira forma de tentar iludir o candidato é apresentar uma situação que é CORRETA, mas de uma forma textual que pareça uma coisa absurda, ERRADA. Geralmente ele vai buscar na lei uma situação que é prevista e correta, mas que lida isoladamente no meio de uma prova pareça algo absurdo.


Minha recomendação é ler as questões pelo menos 3 vezes, lembrando de não fazer uma leitura "visual" das palavras, pois isso vai fazer com que os detalhes sejam ignorados. Vale a pena fazer uma leitura palavra por palavra, inclusive fazendo uma leitura "mentalmente em voz alta" e colocando em dúvida cada termo do texto, a fim de poder encontrar se existe alguma arapuca no meio dele.

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