terça-feira, 29 de maio de 2012

UM DIA NA ESAF - RJ



Domingo passado foi dia de fazer prova pra Analista de Comércio Exterior do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Prova difícil pra cacete, cheia de assuntos novos, dos quais eu nunca tinha ouvido falar, tanto das matérias que já estudo regularmente, como Direito Administrativo e Constitucional, quanto das matérias que nunca tinha estudado, mas fui fazer a prova mesmo assim, como Direito Civil (parece muito Constitucional) e Comércio Exterior.


Achei a parte de comércio exterior muito relacionada com Economia, sobretudo macroeconomia. Achei que soubesse muito da parte de contas nacionais, mas acabei mandando mal. Preciso revisar a parte de Macroeconomia.


O bom de fazer tudo quanto é concurso é que você sempre aprende alguma coisa (ou coisas) novas. Pra mim é essencial, pois não tenho formação de Direito, então vou adquirindo minha "cultura jurídica" ao longo do tempo. Isso acontece porque sempre depois de cada prova eu confiro o gabarito, e de posse dos temas novos (pra mim), os estudo tempestivamente, e por isso o saldo final sempre é positivo, de uma forma ou de outra. Neste momento estou conferindo o gabarito e checando as questões que acertei (confirmando se eu detinha aquele conhecimento) e também as que errei (a fim de aprender o que eu não sabia). Só assim é possível construir conhecimento suficiente pra um dia chegar na prova "sabendo tudo".


Mas o mais legal dessa prova foi ter estado no prédio do Ministério. Minha prova foi la mesmo, no 7o andar do prédio que fica ali no final da Rua Almirante Barroso, no Centro, bem nas salas de curso e treinamento da ESAF - Escola de Administração Fazendária. Seria lá o local onde provavelmente eu faria os cursos iniciais pra ocupar algum cargo, caso passasse em algum concurso da Fazenda com vaga no Rio de Janeiro. Apesar de ser um prédio velho e com cheiro de mofo, achei a estrutura bem legal. Seria um sonho um dia trabalhar num lugar assim.


Bem, meu resultado até agora foi #FAIL, pois não fiz a pontuação mínima na parte da tarde (específicas). O negócio é "continuar na fila", insistentemente. Seguem as notas e os comentários.


Português - 80% - prova tava bem fácil, eu que vacilei e errei umas 2 questões de bobeira. Tinha coisas meio idiotas do tipo "defazagem".


Inglês - 80% - errei uma questão de bobeira também. Tava fácil. 


Espanhol - 40% - achei a prova bem difícil. Tem muito tempo que eu não estudo Espanhol (uns 6 anos, pelo menos), então ficou complicado pra mim. Ainda assim, fiz o mínimo junto com a prova de inglês.


Direito Administrativo - 60% - prova difícil.


Direito Constitucional - 10% - prova IMPOSSÍVEL. Caiu todo o tipo de assunto que eu nunca tinha ouvido falar. Acho que tenho que estudar mais essa questão de controle da constitucionalidade, e outros conceitos mais básicos da matéria, que não estão no texto da lei em si. Preciso arrumar um curso de Direito Constitucional Básico, seja presencial ou online...


Direito Civil - 30% - achei o assunto bem parecido com Direito Constitucional, mas no fundo pelo visto era diferente, pois mandei um péssimo resultado. Nunca tinha estudado Direito Civil especificamente, e nem vou estudar, pois esse é um assunto que quase não cai em nenhuma prova que eu quero fazer.


Comércio Internacional - 40% - muita coisa que nunca vi mais gorda na vida, ou seja, impossível pra mim. Provavelmente não estudarei muito mais esse tema, a não ser que caia alguma coisa em prova do BNDES.


Relações Econômicas Internacionais - 40% - deveria ter tido um resultado melhor, afinal, trata-se de um ramo da Economia. Preciso rever essa prova.


Macroeconomia e Microeconomia - 50% - essa foi a minha decepção da prova, pois achei que mandaria melhor. Apesar de não estar com a matéria de Macro fresca na cabeça (tive aula disso há 1 ano atrás e ainda não revisei direito), a de Micro estava, e mesmo assim acho que errei umas questões idiotas. Vou rever a prova e entender o que aconteceu.


Contabilidade Nacional - 20% - achei que manjasse de contabilidade, mas vi umas contas contábeis que nunca tinha ouvido falar. Acho que a parte de macroeconomia que estuda isso pega o assunto de uma forma muito superficial, de forma que se aparecer esse assunto de novo em alguma prova futura, há que se estudar especificamente para ele. Ou seja, Contabilidade Nacional não é Macroeconomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário