quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

APOSTILAS EM PDF - PONTOS FRACOS

Na realidade esse meu post engloba as apostilas em PDF em geral, mas a minha massa de dados é naquelas do Ponto dos Concursos e do Estratégia. Só pra especificar, até o momento adquiri apostilas de AFO, Administração, Contabilidade e Economia. Umas são boas, outras são ruins, mas a maioria são ruins. Vou abordar os pontos positivos e negativos de estudar utilizando esse tipo de material, e daí você poderá tirar as suas próprias conclusões, e decidir se irá ou não utilizar esse tipo de material pra estudar.

Bem, o que eu tenho a dizer aos concurseiros que pretendem estudar por apostilas em PDF é: tomem muito cuidado e cautela com elas. Num primeiro momento, uma apostila em PDF pode ser uma boa opção em termos financeiros... Vamos ver o porque: normalmente custa menos que um livro didático, é totalmente focada em concurso público, tem exercícios específicos do curso/banca pro qual você aplicou, é bem atualizada, é bem resumida e prática (vai ter fazer poupar um bom tempo), cobre todos os pontos do seu edital, o acesso é imediato via download (não precisa esperar o livro chegar pelo correio), pode imprimir quantas vezes quiser ou pode-se usar eletronicamente, etc. Enfim, são inúmeras as vantagens que, em tese, existem em relação aos livros. E é até verdade.

Mas, como já estou há alguns meses estudando com alguns desses materiais, posso falar que eles também apresentam alguns pontos fracos -- afinal, nem tudo são flores né? É óbvio que tem que ter alguma desvantagem, senão ninguém mais comprava livro pra estudar pra concurso, e só usava as aulas em PDF. 

Então, já que já enumeramos rapidamente os pontos fortes (e fizemos isso rapidinho porque dos fortes todo mundo comenta), vamos falar do que mais aperta o calo: os pontos fracos.

1) Erros de digitação e erros conceituais - acho que acontecem devido à falta de revisão. Diferentemente de um livro, que sofre várias revisões, tem várias edições, me dá a impressão de que o PDF é feito "numa tacada só" pelo professor, que vai escrevendo "de mão livre" o que vem na cabeça dele sobre o tema abordado, copiando e colando questões, exemplos, etc. Até porque, como as "aulas" normalmente são semanais, o professor acaba tendo um prazo pré-definido pra entregar os arquivos, então imagino que pra ele, seja uma corrida contra o tempo. E como sabemos, a pressa é inimiga da perfeição. Bem, e se o professor relê o que escreveu antes de enviar, acredito que seja no máximo uma única vez. E eles não se dão nem ao trabalho de passar um revisor ortográfico, porque os erros de digitação são bem frequentes. Se existem erros ortográficos, imagine a quantidade de erros conceituais (mais críticos!) que podem existir! Afinal, um ser humano não está sujeito a cometê-los ao digitar um texto uma única vez, sem uma revisão adequada, né? Isso é claramente provado, pois quase que em toda aula em PDF o professor a inicia comentando as erratas da aula passada, os erros de gabarito, os erros conceituais, etc. 

2) Os temas são abordados muito superficialmente, muito mal explicados. O PDF geralmente funciona pra quem já conhece o assunto, e quer precisa relembrar, e NÃO FUNCIONA muito bem pra quem não conhece o assunto. Se você já conhece o tema, o PDF vai funcionar pra você. Se você nunca ouviu falar naquilo, cuidado, pode ser que alguns conceitos não sejam compreendidos. Isso acontece porque o PDF é um resumo superficial do assunto, os temas não são explicados muito a fundo. Isso é feito de propósito, pro estudante ganhar tempo. Como disse, é um material focado em quem já conhece o tema e só precisa revisar, e não funciona muito bem pra quem é marinheiro de primeira viagem. Se você nunca estudou aquele assunto, é melhor assistir uma video aula ou comprar um livro mais extenso, ainda que vá levar algum tempo pra absorver o tema, pelo menos o terá feito com mais propriedade. Acho até que a video aula, nesse caso, é mais recomendada, e o livro fique como fonte de consulta pontual, em caso de dúvida. E além de serem explicados superficialmente, acho também que alguns temas são mal explicados, mal escritos. Em alguns casos não consigo nem entender o que o professor está querendo explicar.

3) Materiais reaproveitados e desatualizados - por mais que os sites que vendem apostilas em PDF digam que as apostilas são totalmente focadas naquele tal concurso e feitas especialmente pra eles (e eles fazem questão de deixar isso bem claro no início da apostila, na introdução, quando falam alguma coisa específica daquele concurso), isso não é verdade. Pelo que notei, uma boa parte do material é reaproveitado de outros cursos. Isso é necessariamente um problema? Creio que não necessariamente, mas potencialmente sim. Se os prazos para os professores disponibilizarem as apostilas é curto, a tendência é que eles não dediquem muito tempo pra fazê-las. Isso leva a uma revisão inadequada, e eu já vi vários materiais desatualizados. Os que são relativos a algum tipo de legislação, principalmente. Se em alguns casos isso ocorre por omissão, às vezes ocorre por DESCASO mesmo, como numa apostila de AFO de 2012, em que o professor faz menção ao PPA de 2008-2011, e coloca uma pequena "nota" dizendo que o PPA de 2012 não havia ainda sido aprovado. Ora, se a apostila é de 2012, é claro que a informação do PPA já estava disponível... por que então ele não atualizou a informação? Pra mim só pode ser uma coisa: falta de tempo, descaso, etc.

Enfim, existem vários outros problemas que surgem com a sumarização exagerada da informação, eu vou tentar colocar mais dados aqui ao longo do tempo. Fato é que existem apostilas em PDF boas (uma de Economia que eu tenho é excelente), outras ruins, e algumas medianas. A gente nunca consegue saber, ANTES de comprar, se o material vai ser bom ou ruim, porque a "aula 00" grátis que eles disponibilizam não é suficiente pra concluir isso. O que você tem que ter em mente é que está correndo o risco de comprar um material ruim com o dinheiro que poderia estar investindo num livro que sabe com certeza que é bom. Vale a pena a ponderação, e fica também aqui a visão de um aluno para os professores e donos de cursos, que reflitam se vale a pena investir um pouco mais de tempo no cuidado com a qualidade desses materiais, ainda que sejam um "resumo" e não um livro propriamente dito.

2 comentários:

  1. O que vc acha do material da Alfacon? Conhece já utilizou? Belo blog e parabéns!
    Foco, força, fé e perseverança. Abd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, nunca usei o material do Alfacon, não sei se é bom ou ruim. O problema é a FILOSOFIA do curso, que em nada me agrada. Acho o dono do curso um cara meio arrogante e desrespeitoso com os alunos. Mas... há quem goste, e MUITO. Obrigado pelo elogio, e continue em frente! abs

      Excluir