sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

STATUS GERAL DE ESTUDOS - DEZ 2012

Desde que saí do Facebook, meu tempo de estudo aumentou um pouco, eu acho. Pelo menos acho que tenho estudado mais dias, e esses dias contém mais horas de estudo. Ainda estou juntando uma massa de dados maior pra poder analisar. Aliás, depois vou fazer um post aqui sobre COMO SE LIVRAR DO FACEBOOK, ou COMO DIMINUIR O TEMPO DE USO DO FACEBOOK. É que eu adotei uma técnica que encontrei na internet, e achei bastante interessante. Mas fica pro próximo post.

Fato é que hoje acordei sem nenhum saco pra estudar. Pra complementar, ainda comprei um game novo pro PS3, o Call of Duty Black Ops 2, então a cada 10 minutos me vem à cabeça a vontade de jogar mais um pouquinho. Tá foda.

Pelo menos tenho treinado regularmente, praticamente todos os dias da semana. Corrida 3 vezes por semana, academia 3 vezes por semana, e mesmo nos dias que eu não vou à academia, faço barras e flexões em casa. Inclusive outro dia resolvi me testar, e consegui fazer 15 barras perfeitas, que é o limite máximo do TAF da PF. O negócio agora é manter a regularidade nas barras pra não deixar o nível cair, e ao longo do tempo ir aumentando pra 16, 17... até chegar a 20, que é a minha meta (pra poder ter margem de segurança). A única coisa que tem atrapalhado meu treino é a maldita canelite. Já fui a um ortopedista, um fisioterapeuta fodão, faço fisioterapia com outro cara 1x por semana, estou fazendo alongamentos tempestivos e fortalecimento (pernas, abdominais, paravertebrais, etc). Se nada disso me fizer melhorar, não sei mais o que fazer.

Especificamente em relação aos estudos, vou fazer uma auto-avaliação, matéria por matéria, pra saber onde preciso focar mais no próximo ciclo de estudos (by the way, estou no quarto ciclo agora, e pretendo terminá-lo até 25/12, quando tirarei férias de uma semana).

Português - não estudo nada há 8 meses. Só fiz alguns exercícios no curso que eu estava fazendo. Não sei se tenho saco de aprender a teoria, desde o início. Fico pensando se vale a pena investir nisso mesmo, já que eu geralmente acerto 80% de uma prova. Será que terá ganho marginal em estudar Português, dado que eu já faço sempre mais que o mínimo exigido nas provas? Creio que não. Essa matéria tá alocada no ciclo, mas eu acabo estudando Redação Oficial no lugar dela.

Redação - também não fiz nenhuma. Quis entrar num curso de redação, mas uma vez não tinha vaga na turma, outra vez o horário não era compatível, etc. Não tem essa disciplina no ciclo, e talvez precise acrescentar...

Redação oficial - já terminei de estudar a apostila, fiz exercícios (não muitos). Basta praticar, pra decorar aqueles negócios chatos lá. Não é uma matéria difícil, mas acho que vale a pena estudar alguma coisa, de vez em quando, pra não cair totalmente no esquecimento. É uma matéria típica pra estudar algumas semanas antes da prova (dizem). 

Informática - sempre levei com o pé nas costas. Já fiz bastante exercício, mas preciso treinar mais, sobretudo as partes relacionadas a BrOffice, linux e redes, pra garantir uma boa pontuação. Nenhuma ação específica necessária até então, ja que estou fazendo 3x por ciclo, 40 min. cada.

Atualidades - parece brincadeira ter que estudar isso né? É muito difícil acertar o que esses caras vão cobrar na prova. Mas eu tenho mantido essa matéria no meu cronograma, e procuro ler sites de atualidades pro ENEM, e também me atualizar nos jornais em suas versões eletrônicas, tipo O Globo. O negócio é revisitar, de vez em quando, os temas brasileiros mais críticos, tipo os ambientais, econômicos, políticos. Ex: Usina de belo monte, Mensalão, Programas Sociais do governo, etc. Estou alocando 2x, 30 min cada vez.

Raciocínio Lógico - assim como estatística, contabilidade, micro e macroeconomia, é algo que tenho dificuldade e esqueco com facilidade se não praticar. ACho que talvez precise praticar mais, com maior volume de exercícios. Atualmente só coloquei 3 vezes dentro de cada ciclo, com 60 minutos cada vez. Acho que talvez tenha que aumentar pra 90, porque é uma matéria que gasta muito mais tempo pra resolver questões (por questão) do que Direito, por exemplo.

Economia/Contabilidade - são as duas matérias da prova de Agente. Eu tinha começado a estudar com afinco, mas depois parei pra pensar e vi que: se uma turma de Agentes ACABOU de se formar há alguns dias na ANP, acho que não vão fazer outro concurso tão cedo. Provavelmente o de Escrivão vai sair antes. Então acho que não vale estudar freneticamente essa matéria por agora. Por esse motivo diminuí a importância delas nesse ciclo 4. Vou estudá-las bem vagarosamente, pra não comprometer o resto das matérias. Do jeito que está alocado, esta bom: 2x por semana com 60 min pra cada.

AFO - matéria chatinha, cheia de detalhe. Não cai muito na PF, mas pode ser útil em outros concursos paralelos. Acho que eu deveria dar mais importância e la, por conta desses outros concursos. É, tanto que eu coloquei 2x de 120 minutos cada nesse ciclo 4, ou seja, já tá com um bom grau de prioridade. Manter assim por enquanto, e lembrar de fazer mais exercícios, pois acho que estão faltando. E pensar se talvez seria melhor colocar 3x por semana, com um tempo um pouquinho reduzido, mas mantendo ou mesmo aumentando o tempo total.

Arquivologia - estou lendo o livro do Valentini, que comprei. Também tenho feito muitos exercícios. Me parece uma matéria que não é difícil, e está relativamente sobre controle, tanto que coloquei só 2x por ciclo, com 60 min cada batelada. Manter assim.

Administração - diferentemente de AFO, é uma matéria bem mais curtinha e fácil. Cai pouco na PF, mas também é importante nos concursos paralelos. Dada a facilidade da disciplina, coloquei só 2x por semana, 40 min cada sessão. Como praticamente já li todas as apostilas, e estou fazendo resumo e exercícios, está sob controle.

Direito Penal - essa é a matéria mais importante de todas. Coloquei 4x no ciclo, com 120 minutos cada batelada. Os assuntos são muito extensos, complicados, enrolados. É muito detalhe pra estudar, muito crime pra entender (e cada crime tem mil informações), e ainda tem a parte geral, que também precisa estar muito bem entendida e fixada. É uma matéria crítica também porque eu não cheguei nem a ver todos os assuntos pela primeira vez -- alguns nem foram estudados ainda! Essa certamente é a matéria pra priorizar, pelo menos até ter estudado pelo menos uma vez cada assunto, pra depois começar a revisão e os exercícios. Talvez fosse interessante colocar 5x no ciclo. Pensar!

Direito Processual Penal - essa matéria tá tranquila, pois é bem curtinha, e simples. O chato é decorar os detalhes de prazos, mas também não é tanta coisa assim. É uma matéria que está sob controle, pois já li todos os itens, até mais de uma vez, e já estou bem focado nos exercícios. Estou estudando 4x na semana, mas 75 minutos cada vez. Talvez no próximo ciclo possa colocar 4x na semana, com 60 min cada, e ainda assim será suficiente.

Legislação Penal Especial - a maioria das leis está relativamente bem estudada, pelo menos os pontos principais, e que cairam nas últimas provas. Tem 3 leis que estão zeradas: produtos químicos, empresas de transporte de valores e estatuto do estrangeiro. O negócio agora é manter a quantidade de exercícios alta, e fazendo as revisões de vez em quando. Atualmente estou alocando 5x na semana, com 90 min cada. A cada sessão de 90 min. estou conseguindo, recentemente, estudar 3 leis. Acho que está uma boa marca, e não creio ser necessário aumentar a quantidade de matérias.

Direito Constitucional - Tem a mesma prioridade de Direito Penal, sendo 4x na semana, 120 min cada. É menos matéria pra estudar, mas em compensação se aplica a outros concursos também, daí a maior importância. É uma matéria que está bem melhor estudada que Dir Penal por exemplo. Acho que dá pra manter um tempo com essa prioridade, e depois avaliar se diminuir o tempo pra 90 min., mais pra frente.

Direito Administrativo - essa aí tem MUITA matéria pra estudar. E eu também não passei por todos os tópicos ainda. A parte da lei 8112 e da lei 8666 estão mais atrasados, além de ter coisa pra caramba pra decorar ainda. Também se aplica a outros concursos, e por isso é importante estudar. Atualmente estou alocando 4x por semana, 120 min cada, e talvez seja pouco (assim como é pouco pra Dir Penal). É uma matéria chata e massante, sem aplicabilidade prática, e por isso o cérebro faz questão de esquecê-la muito rapidamente. Daí a necessidade de estudar muito. Acho que nesse início, que eu ainda estou vendo itens dela pela primeira vez, é legal manter 4x a 120 min, mas no futuro, pra essa matéria, talvez seja melhor colocar 5x ou 6x na semana, com um tempo um pouquinho menor pra cada vez. Assim, mantém-se o tempo total de estudo no ciclo, mas aumenta-se a frequencia, pra ajudar nas decorebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário