terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NOVOS NAVEGANTES

Esse post vai ser mais um desabafo meu sobre a recente moda de "fazer concurso". É que cada vez mais vejo pessoas aderindo aos concursos públicos, acho que por conta desse burburinho no mercado com relação aos inúmeros concursos que podem abrir no ano que vem, e próximos anos, o crescimento da máquina governamental em função de Copa do Mundo e Olimpíadas, etc. Vejo pipocar notícias na internet, reportagens na TV, vejo nascer todos os dias páginas relacionadas a concursos públicos no Facebook, no twitter, novos blogs, novos "especialistas", cada vez mais propagandas (SPAM) por email, o aparecimento de novos professores pra suprir a demanda, a abertura de novas turmas nos cursos presenciais, etc. Tudo conspira para os concursos.

Até mesmo amigos meus que estavam no mercado e que criticavam ferrenhamente os "vagabundos" servidores públicos agora já colocaram o rabinho entre as pernas e estão estudando (segundo eles). Resta saber apenas se essas pessoas que estão entrando nesse mercado agora são meras interessadas ou se estão de fato compromissadas com a mudança de carreira. Creio que 99,99% das pessoas estejam na primeira situação (meras interessadas).

É engraçado de ver também quando as pessoas começam a escutar todo mundo falar de concurso, e vêm até você pra sondar como está o mercado, pedir a sua opinião se vale a pena parar de trabalhar pra estudar, ou "qual concurso é melhor pra fazer", por onde começar, como estudar, etc. Vejo muita gente dando tiro pra tudo quanto é lado, mais perdido que cego em tiroteio, e do outro lado da linha muita gente ganhando dinheiro com isso. Acho que os que mais lucram nessa situação são os donos de curso que fazem aqueles SPAMS em massa quando saem os editais dos concursos, pra venderem apostilas ou cursos online com centenas de horas-aula que são impossíveis de serem completados em tempo hábil de hoje até o dia da prova. E tem gente inocente que cai nessa lábia, compra material pra caramba, acha que vai estudar 10 horas líquidas por dia, que é o super-homem do conhecimento, que vai dar o gás e que vai ultrapassar todo mundo que tá no mercado há alguns anos correndo atrás do prejuízo.

Nada contra quem tá começando agora, pois eu mesmo já passei por isso, e sei muito bem como é. É bem engraçado ver os critérios (ou a falta deles) que as pessoas usam pra escolher pra qual concurso vão estudar, como vão estudar, etc. Muita gente pensa que concurso é facil, e que é uma pessoa com inteligência acima da média, que os outros são burros, e que ela é que tem capacidade pra estudar e passar. 


Esse tipo de coisa é realmente engraçada de ver. Não que eu seja o mestre dos concursos, muito pelo contrário, ainda tenho 1 milhão de dúvidas, de dificuldades, mas certamente já estou um pouco à frente de quem está começando agora, e não sabe exatamente onde procurar e encontrar as coisas. O maneiro disso é o alívio que dá de saber que essa pequena bagagem que eu acumulei já me coloca com uma vantagem adicional, que o esforço até então já surte um pequeno resultado, dá ânimo pra continuar aprendendo e me desenvolvendo, sempre. É interessante de ver como realmente o concurso é uma maratona, que você leva tempo pra se preparar, e depois que entra nela, demora pra cumprir a prova, e que não adianta ficar dando "tiros", tem que ter serenidade pra dosar o esforço o tempo inteiro, de forma constante, com disciplina, nunca deixando de aprender novas coisas e re-aplicando no dia-a-dia, melhorando sempre pra poder chegar na linha de chegada sem mortos e feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário