terça-feira, 3 de julho de 2012

CURSINHOS PARA CONCURSO NO RIO DE JANEIRO (PETRO. BNDES E BACEN)

Algumas pessoas me perguntam qual o melhor curso aqui no Rio de Janeiro. Depende muito do concurso que você vai fazer. Pra quem é Engenheiro, como eu, e quer fazer BNDES, Petrobras, Bacen, etc, eu costumo indicar os cursos abaixo. 


CEAV - Apesar de ser voltado à administração, tem cursos de Engenharia também.  Tem cursos por módulos. A estrutura é boa.


GABARITO - Começou pequeno, e hoje é enorme. Acho meio desorganizado, mas nem tanto assim pra classificar como ruim. Costuma ter bons professores, e ainda tem uma estrutura boa. Vale a pena conferir quem são os professores antes de fechar uma turma.


RETA DE CHEGADA - Nunca fiz curso lá, mas já ouvi falar bem desse curso. Essa semana pretendo ir até lá pra fazer uma avaliação mais precisa.


DSC - Começou pequeno também, hoje está enorme. Foco na Petrobras, BNDES e Bacen, e nada mais (o que é bom!). A estrutura de aula é boa (laptop, salas amplas, ar condicionado, etc). Tem muitas turmas em curso atualmente, e acho que a estrutura de atendimento já está começando a desejar. Antigamente (2 anos atrás?) os dois coordenadores do curso ajudavam a fazer o atendimento, e havia mais 2 funcionárias para isso, era uma coisa bem personalizada. Com o aumento de turmas, e como os coordenadores também dão aulas, a qualidade do atendimento caiu bastante, e atualmente tem muita falta de professor, e alguma confusão na organização, divulgação de cronogramas, envio de materiais por email etc. MAS, nada que não aconteça num curso grande, que é o que o DSC está se tornando, mas o lance é que aquele diferencial que havia antigamente de ser um curso pequeno, exclusivo, personalizado, acabou. E o problema é que eles continuam a cobrar um preço "premium" por um serviço que não é mais premium. 

43 comentários:

  1. É a primeira vez que faço cursinho de nível superior, e faço esse DSC, entrei esse ano, muito empolgado na hora da matrícula, mas ao começar a cursar, percebi diversas falhas, como um atendimento de ruim a péssimo, as aulas são superhipermega corridas, parece que estão dando aulas intensivas as vésperas da prova, quem está começando se sente muito perdido, é confusa também o envio de material pela plataforma no site, cronogramas de aulas que mudam repentinamente. Acho ruim também o fato de termos de imprimir o tempo todo o nosso material, sendo que o curso é caro e deveriam distribuí-lo gratuitamente devidamente impresso.No mais, o que posso destacar como positivo, é o material enviado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que devemos ter uma leitura bem crítica de comentários. Fiz o CEAV e posso descrevê-lo como um poço de desorganização. Já fiz cursinhos em SP e posso dizer de carteirinha que o Gabarito e o DSC são os melhores cursos do Brasil. O nivel dos professores destes cursos é de altíssimo nível e é isso que importa para passar.

      Excluir
    2. Eu-lírico, concordo totalmente com seu comentário. Ao que me parece, pessoas do DSc estão respondendo aos comentários negativos (porém verdadeiros, infelizmente) em relação à desorganização do curso. Dizem sempre a mesma coisa "devemos ter uma visão crítica dos comentários", ou então fazem propaganda descarada, que nada se assemelha aos comentários de um estudante real e imparcial.
      Enfim, em todo caso, assim como você, não indico o curso EM HIPÓTESE ALGUMA. Há locais infinitamente melhores para investirmos nosso suado dinheiro.
      Abraços.

      Excluir
    3. Oi Concurseiro. Sou aluna do dsc desde o início desse ano e concordo com todos que afirmam que é o melhor cursinho do RJ. Se você não acredita que os comentários são feitos por alunos, como acreditar que você é um aluno? bjs

      Excluir
    4. Sou aluno do CEAV e meu contato com o DSC foi apenas quando assisti uma palestra lá. Muito boa e honesta por sinal. Minha única observação é que devemos procurar manter o bom nível das opiniões aqui e não sair atirando ou elogiando a torto e a direito. A realidade é que nenhum curso é infalível.

      Excluir
    5. Qual o problema de elogiar um curso se eu realmente acho que ele é o melhor do Rio de Janeiro? porque você acha que pode tentar estabelecer um critério para comentários? Cada um tem que vir aqui e falar o que quiser...

      Excluir
    6. Fui censurado pelo blogueiro? Você não deveria ter censurado meu post anterior!
      Disse aqui e repito: Não adianta colher opiniões de um sujeito que está frustrado por não ter passado no concurso ou de outro que tem inocentes esperanças de passar. Tem que ir nos cursos e conversar com professores e coordenação.

      Excluir
  2. Para fazer um contraponto. Fiz o DSc e estou entre os 8 aprovados na Ancine de 13 candidatos chamados. Ou seja, é uma aprovação acachapante!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em me matricular na turma de Engenharia regular BNDES do DSC. Alguém sabe dizer se vale a pena mesmo? O preço é bem salgado...

    ResponderExcluir
  4. Estou terminando o curso que começou no início deste ano e só tenho coisas boas para contar.
    Agora é rumo a BNDES 2015!

    ResponderExcluir
  5. Após idas e vindas em concursos, muitas delas por conta de indefinições se estudava para fiscal ou para estatais, rodei a maioria dos cursinhos do RJ e formei uma opinião própria: cursinho bom é o que tem os melhores professores e o que não liga de você sair. O cursinho ruim te obriga a ficar, pois só devolve o que você já pagou em crédito de aulas.
    Desta forma, recomendo o DSC como o melhor curso para estatais e carreiras de estado e o Gabarito como o melhor para fiscais.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha percorrido vários cursinhos no RJ e escolhi o DSC. Minha escolha foi baseada em comentários de que é um curso mais difícil. De fato, o nível do ensino é muito mais alto. Percebi que os professores puxam pelo aluno o tempo todo e para falar a verdade não sei se isso é bom ou ruim. De qualquer forma, é um formato que talvez não retrate a qualidade média do ensino no país. Um ponto interessante, é a disponibilização do material por meio eletrônico e o fato do material ser de altíssimo nível. Aproveito para agradecer as meninas da secretaria que aturaram minhas demandas o tempo todo do curso com um sorriso.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, dia 26/AGO, assisti a palestra no Curso DSc sobre a PPSA, empresa criada para gerenciar a exploração do pré-sal. Destaco a honestidade do DSc: na abertura, o Coordenador informou que ainda não lançarão turmas preparatórias porque não se sabe sobre pré-requisitos, ementa da prova, etc. e, assim, optaram por apresentar a empresa e informar sobre esta excelente "futura" oportunidade; em seguida, tivemos uma palestra com um excelente professor (funcionário da Petrobras). Gente, nunca vi esta postura em outro cursinho ... de modo diametralmente oposto, e pouco transparente!, o Clube do Petróleo já está na segunda turma preparatória para a PPSA; infelizmente, muitos candidatos não pesquisam antes de efetuarem suas matrículas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E até hoje não saiu. Ainda bem que há cursinhos honestos.

      Excluir
    2. E nem sairá mais. Ainda bem que há curso honesto....

      Excluir
  8. Gente, foi a minha sexta vez que fiz cursinho superior e escolhi o DSC. A única coisa que me arrependi foi não tê-lo encontrado antes. Sem dúvida, os melhores professores que já encontrei em cursinho no RJ. Estou aprovado na FINEP e já recebi minha carta de convocação. Recomendo muito!

    ResponderExcluir
  9. Estou procurando cursos preparatorios para a Petrobras/Engenharia. Estou em dúvida sobre o Dsc e o Debret. Vi que comentaram muito sobre o Dsc. Alguém conhece algo sobre o curso Debret?

    ResponderExcluir
  10. Estudei alguns meses antes do último concurso do BNDES e queria voltar. Fui ao dsc e acabei convencido a entrar novamente na turma regular. Posso afirmar que foi uma das melhores experiências de aprendizado na minha vida. Recomendo o curso para alunos que queiram estudar de forma séria.

    ResponderExcluir
  11. Os comentários aqui foram muito úteis...meu namorado pretende fazer a prova para Engenheiro do BNDES.
    Vocês indicam algum curso para Advogado do BNDES?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Não recomendo o Curso DSc. Cursei matérias de Engenharia de Petróleo, onde, após a abertura do edital, dobraram o tamanho da turma visando lucro e o rendimento caiu pela metade. Desorganizado, havia alterações semanais na grade, além de precisarmos solicitar inclusão de disciplinas que estavam no edital e o curso não oferecia. Chegamos a precisar de reposição de duas disciplinas pois as professoras contratadas não sabiam explicar o básico da matéria: em se tratando de uma turma de engenharia, uma das professoras de termodinâmica (acreditem), sequer sabia derivada e integral.
    Além disto, fui muito desrespeitada pela coordenação do curso (a coordenadora me ofendeu) quando pedi cancelamento de matrícula. Mesmo tendo motivos suficientes para sair, ainda tive que pagar uma multa. Péssimo atendimento, além da falta de respeito para com os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: Estou fazendo a mesma turma que você e posso afirmar com 100% de certeza que é o curso mais bem estruturado que já vi na minha vida. Coordenação atuante, professores preparados e estrutura excelente. Lamento sua experiência, mas o que você disse não retrata a verdade da instituição. Hoje, o curso DSC é o mais completo do RJ.

      Excluir
    2. Isso mesmo! Uma saiu reclamando e atirando para tudo quanto é lado, mas 44 ficaram e estão apostando no curso...Curso excelente!!!!

      Excluir
    3. Acho que deveríamos pensar em direito de resposta aqui. Fui aluno do curso, hoje sou da Petrobras, e afirmo que a coordenação do curso é hiper educada. Conquistei minha aprovação através do curso e só tenho elogios aos professores e coordenadores. Sempre irei defendê-los e elogiá-los.

      Excluir
    4. Resposta típica da coordenação do curso se passando por alunos, hahaha, que papelão "Hoje, o curso DSC é o mais completo do RJ", poderiam dirfarçar melhor da próxima vez. Quanto aos aprovados, sinto muito, mas o DSc nao aprovou NENHUM candidato da Engenharia de Petróleo nas vagas. Existem pouquíssimas pessoas (3?) lá no final da fila e que não serão convocadas. Até desconto para cursarmos novamente a turma esta instituição ofereceu, rs. Não havi muito o que fazer, não é?

      Excluir
    5. Beijinho no ombro pro recalque passar longe...
      Eu fiz esta turma e fiquei bem feliz!

      Excluir
    6. O Anônimo, qual o seu problema? Passa esse desconto pra mim! KKKKKKK!

      Excluir
    7. Bela: Tnh interesse no curso. Vc passou?

      Excluir
    8. Fiquei entre os 40. Se quiser, passo uma dica no pvd (belcont764@bol.com.br).

      Excluir
  13. Recomendo o curso DSc. Fiz a turma de engenharia de petróleo. O curso incluiu várias aulas após o edital e ainda por cima, ofereceram a disciplina de português sem custo para os alunos. Estrutura organizada e coordenação participativa. O aluno que é sério vai gostar desse curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique melhor: ofereceram uma turma de Português de graça pq metade dos alunos ameaçou colocar o DSc na justiça quando o curso resolveu dobrar o tamanho da turma e a confusão foi instaurada. Foi mais uma tentativa de "calar a boca" das pessoas, isso sim.

      Excluir
    2. Pessoal: vale o que já foi dito aqui antes: certamente quem fala bem é porque passou e certamente quem fala mau é porque tá chateadinho porque não passou. Ou seja tem que ir nos cursos tem que conversar com coordenadores e tem que se movimentar.....

      Excluir
    3. certamente quem fala "mal" é porque não passou (pode ser questão de prova rs...rs)....concordo...tem que ir nos cursos...nesse aspecto dou razão. Tem 3 cursos que me deixaram com muita boa impressão por ter conversado com os próprios coordenadores: Gabarito, DsC e Guerrinha. Estes valem a pena...

      Excluir
  14. Recomendo muitíssimo o DSc. Cursei Engenharia de Produção e foi o melhor curso que já estudei. Professores concatenados e vibrantes. Curso excelente.

    ResponderExcluir
  15. Recomendo o dsc. É um curso difícil e talvez por isso alguns alunos reclamem de professores e do conteúdo.

    ResponderExcluir
  16. Acho que não precisamos nem recomendar o DSC. É só ver a relação de nomes de aprovados no site, dois amigos meus estão lá, que basta....

    ResponderExcluir
  17. Pessoal,
    Desculpem insistir...mas preciso urgente de uma indicação de algum curso do estilo do Dsc, mas para Advogado.Vou me mudar para o Rio e não conheço muito os cursos...se puderem ajudar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Tenho várias amigas advogadas e o cursinho mais elogiado por elas é o Fórum: http://www.cursoforum.com.br.
      O que mais ouço falar é : É caro, mas vale muito a pena.

      Existe esse também que é bastante elogiado: http://cursocej.com.br
      Conheço alguns professores e sigo as postagens em perfil do facebook. Recomendo que vc procure e dê uma olhada no alto padrão tb!

      Aposto que esses dois vão atender ao que você busca. Procure saber preços, quantidade de aulas para cada preparatorio e disponibilidade dos professores em te ajudar fora de sala de aula.

      ;*

      Excluir
  18. Olá! Alguém já fez o curso Reta de Chegada?!
    Achei alguns vídeos na Internet, fora que o atendimento personalizado que a Coordenadora Mônica me deu, encantou-me. Mas ainda não achei um ex-aluno indicando o curso em fóruns e blogs (páginas não oficiais). Alguém já ouviu?!
    Agradeço qualquer dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Monica é que nem o Flamengo aqui no Rio. Ame-a ou Deixe-a!

      Excluir
  19. Boa Noite,

    Pretendo fazer o concurso para a Susep, moro no RJ desde 2014, gostaria de indicações de cursinhos. Estou pensando em fazer o DSC, vcs recomendam algum outro para a Susep?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Alguém sabe qual o melhor curso preparatório para EAOEAR?
    Estou em dúvida entre DSC e Debret.

    ResponderExcluir