terça-feira, 25 de setembro de 2012

ANALISE DETALHADA DO RESULTADO DA MINHA PROVA DA ANCINE 2012

Bom, hoje vou falar do resultado da MINHA prova da ANCINE 2012 (concurso pro Cargo 1 - Técnico Administrativo). Se você está buscando uma correção oficial (ou ao menos técnica e correta) da prova, textos para recursos, referências bibliográficas ou algo assim, ESQUEÇA. Este aqui é apenas um registro de algo muito pessoal. Mas, caso interesse ver o que eu errei e o que eu acertei, e de repente trocar algumas idéias sem compromisso, chega mais.

Bem, em resumo, fiz uma pontuação inferior ao mínimo necessário no grupo das questões específicas: fiz 36,5 pontos, e o mínimo era 37, ou seja, meio ponto abaixo do mínimo. Claro que se eu tivesse feito 37, não mudaria nada, porque fazer a pontuação mínima está longe de ser algo que te faria passar na prova, ainda que a pontuação da parte geral seja MUITO boa. Mas enfim, estou fora, salvo se houver alguma anulação de questão ou mudança de gabarito a meu favor.

Vamos avaliando matéria por matéria, pra saber onde fui bem, e onde fui mal. Essa é uma análise que eu sempre faço nas minhas provas de concurso, pra saber se meu rendimento está melhorando ou piorando, identificar pontos fracos, etc.

ADMINISTRAÇÃO GERAL - apesar de ter sido difícil classificar quais questões eram do escopo da PF, vamos lá. Fiz 69% dos pontos totais. Considero uma nota baixa, mas também não tão baixa assim. Claro que o ideal seria algo superior a 85%, mas também não fui tão mal assim. Na última prova do TRE eu consegui só 31% dos pontos, então dei uma melhorada boa. Apesar de que não dá pra classificar os assuntos no escopo e os fora do escopo, então também fica meio esquisito comparar. Mas enfim. Deixei uma só em branco, a 57, que falava de Administração Pública Gerencial. O gabarito era E, acho que porque na adm gerencial o cidadão passa a ser o protagonista, ou seja, há uma descentralização das decisões e funções do estado. Poderia ter chutado, mas não fiz isso. Daí então errei a 58, que falava que o DASP foi o primeiro movimento de reforma do país, o que depois verifiquei que estava ERRADO pois a primeira foi a reforma patrimonialista (eu já tinha estudado isso, inclusive marquei E e depois mudei pra C -- burro!). Depois errei a 88, que estaria correto, mas discordo e não entendi o porquê (não sei o que são obstáculos contextuais...). O resto acertei tudo.

AFO - acertei 100% da prova, mas que foi relativamente fácil, caíram só os princípios, praticamente. Na última prova do TRE tinha feito só 39%, mas também essa prova agora foi bem mais fácil do que a do TRE, então não dá pra comparar.

ARQUIVOLOGIA - essa eu fui mal pra caceta, fiz só 25% dos pontos da prova. Estou precisando seriamente fixar os conceitos. Errei 5 questões de um total de 10. Errei a 121, que falava sobre as tabelas de temporalidade - acho que o erro aí foi que a instituição pode definir as tabelas para atividades FIM e não MEIO. Vou checar depois. Errei a 122, mas também não sei porque, já que achava que o princípio da proveniência tinha a ver com a geração de fundos mesmo - deve ter alguma pegadinha aí no meio. Errei também a 123, que falava do princípio da ordem original, e essa eu chutei mesmo, não sabia - o correto é que tem a ver com a ordem INTELECTUAL de acumulação. Errei também a 128, que falava da expedição de documentos, que é atividade exclusiva do protocolo - achei que fosse "típica" do protocolo, e não exclusiva, e me fudi. A 129 também errei, porque achei que as peças de um processo não precisassem ser RUBRICADAS. Achei que isso de uma certa forma estragaria com o processo - mas não! Preciso estudar mais. Ponto.

DIREITO ADMINISTRATIVO - cairam 29 questões na prova, das quais entendi que 24 eram do mesmo escopo da PF. Fui mal pra caramba também, porque deixei 2 em branco, e só consegui 35% dos pontos totais (no TRE fiquei com 46%). Deixei em branco a 40 e a 41. A 40 eu nem entendi o que foi perguntado. A 41 falava da investidura do cargo, e eu fiquei na maior dúvida se investidura era a mesma coisa que posse, ou se não, e aí a posse estaria faltando mesmo. A resposta desta era E, creio que justamente por estar faltando aí a posse, mas na dúvida, deixei em branco. Das 22 que eu fiz, errei 9. Começando pela 32, que falava que nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência a autoridade superior de informação relativa à prática de crimes ou atos de improbidade de que tenha conhecimento - eu marquei E, porque achei que deveria haver alguma exceção, mas não, isso é verdade, e está expresso no texto da lei 8112, numa parte que eu não tinha lido ainda! A 38 eu também errei, acho que tem a ver com a diferença de MOTIVO e MOTIVAÇÃO - preciso reler isso pra entender direito novamente, já esqueci. A 39 também errei de bobeira, porque não tinha lido a lei ainda, é uma questão extremamente fácil que fala da permuta de bens MÓVEIS entre adm pública e particulares. A pegadinha aqui é que essa permuta é permitida pra bens IMÓVEIS, ao que parece. Daí errei a 49, porque achei que o presidente poderia dispor sobre o tema mediante decreto, mas o que faltava na frase acho que era "(...) quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos", está na CF. Questão 71, foi algo que aprendi na aula de ontem, e não sabia antes. Preciso rever com cuidado a 8112. A 74 fala de projeto básico e executivo pra prestacao de serviço de publicidade. Achei que isso se aplicava só a obras ou serviços de engenharia. Não achei nada na lei falando sobre isso com relação a publicidade, e vou perguntar ao meu professor na próxima aula. A 76 também é algo que tem expresso na lei 8666, bastava ter lido antes, dei mole. A ultima foi a 78, que fala do Processo Administrativo Disciplinar. Nem sei se isso cai realmente na minha prova, não tem explícito no edital, mas o professor sempre faz questões sobre este tema, então eu acho que sim, apesar de que essa questão é da lei 9784, que não tá no meu edital. Enfim, me pareceu que teria a ver com o art. 29 da lei 9784, mas tá mal escrita a questão, porque tá falando que as DECISÕES são de oficio ou iniciativa do orgao, mas o que diz o artigo é que "as atividades de instrução" é que são de oficio ou iniciativa bla bla bla. Vou checar.

DIREITO CONSTITUCIONAL - Também fui bem mal, fiz só 40% dos pontos (no TRE tinha feito parecido: 50%). Errei a 42 de bobeira, porque achei que os INTÉRPRETES também teriam direito sobre as obras -- mas a CF não fala sobre isso. Também errei a 45, que fala sobre a recusa de fé de documento público - nunca tinha ouvido falar sobre isso, mas agora já aprendi.

INFORMÁTICA - tava ridícula a prova. Fiz 100% dos pontos (no TRE tinha sido só 77%, mas a prova estava bem mais difícil). Nada a comentar.

PORTUGUÊS - essa fui um pouco mais mal do que o normal. Fiz 63% dos pontos somente (no TRE fiz 92%). Errei a 3, e nao entendi o motivo. Também errei a 9, não sabia que "cotidiana" também se escrevia "quotidiana" - achei que fosse pegadinha. A 10 errei de bobeira, confundi erro de gramática com erro de semântica, creio eu. Apesar de saber que ROMPER COM alguma coisa não é a mesma coisa que ROMPER alguma coisa, semanticamente a troca seria um problema, mas gramaticalmente não. Eu até atentei pro "gramaticalmente", mas mesmo assim marquei a errada. Dei mole. E no final deixei a 15 em branco porque não sei absolutamente nada de acentuação - sempre que cai, eu me ferro.

QUALIDADE E ÉTICA - assuntos diferentes, eu sei, mas nem vou comentar porque não é do escopo da PF. Só vale a pena dizer que fui medianamente em Qualidade, só errei 1, e deixei 1 em branco, mas no final deu 64% somente.

RACIOCÍNIO LÓGICO - estava muito fácil, acertei todas, fiz 100%.

REDAÇÃO OFICIAL - fiz 70% dos pontos (vide 50% no TRE), e só errei a 18, que fala sobre a exposição de motivos de ministros. Está dizendo que pode ser publicado no Diario Oficial, mas eu não me lembrava disso, preciso rever minha apostila.

CONCLUSÃO: melhorei em algumas disciplinas, mas as questões vieram mais fáceis nestes casos. As questões que vieram com nível de dificuldade igual o maior que a do TRE, eu piorei a nota. Meu resultado geral foi PIOR e eu fiquei insatisfeito com isso. Preciso estudar mais a lei 8112 e a leu 8666, até pedi uma indicação de livro/artigo/apostila/custo pro professor, vamos ver no que dá. Fui!

5 comentários:

  1. Boa sorte na sua luta. Estou em situação semelhante à sua, mas acima de 40 anos, e resolvi encarar os concursos por achar ser possível passar.
    Fiz dois concursos sem estudar e fiz o ANCINE para treinar, mas o meu foco é a área de gestão. Iniciei os estudos há dois meses, tentando fazer ao menos seis horas por dia brutas, mas poucos dias consegui de fato. Vou ler o livro do Meirelles por curiosidade. Procure deixar ao menos uma manhã e uma tarde no FDS para relaxar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá,também fiz a prova,com relação a frase,transcrevi entre aspas,pois estava copiando uma citação de alguém,fiz certo?

    Abraços,
    Karen Barbosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Desculpe a pergunta,por ser meio boba, mas não vai sair o resultado na internet não? Não acho de jeito nenhum.
    Essa prova estava muito fácil algumas qustões e outras muito comlicadas. Acho que a diferença está em tempo de provas que já fez, e a cada vez que erramos, vamos fixando mais e mais, até um dia acertar o suficiente pra passar.

    ResponderExcluir
  4. O resultado ainda não saiu na página do concurso (http://www.cespe.unb.br/concursos/ANCINE_12/), e realmente pelo visto no Edital não há um prazo estipulado para isso...

    ResponderExcluir