sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TAF DPF - STATUS EM 08/SET/2012

Estava fazendo hoje uma breve reflexão sobre meu treinamento pro TAF da PF. Atualmente estou fazendo abdominais (não é objeto da prova, mas serve como fortalecimento geral), musculação (idem), flexões (idem), barras, e corrida. A única coisa que tá realmente faltando incluir no treinamento, por conta da inexistência de uma piscina maneira relativamente que seja próxima à minha casa, é a natação. Mas isso vai ser resolvido daqui a no máximo 60 dias, pois eu vou me mudar, e aí vai ser possível treinar 2 a 3 vezes por semana numa boa.

Bem, atualmente meu objetivo é correr/caminhar 3x na semana, totalizando 15-20 km, incluindo treinos na esteira e na rua, e em alguns casos na areia da praia ou nas Paineiras/Floresta da Tijuca. Meu condicionamento cario-respiratório está excelente, mas a canelite anda atrapalhando um pouco. Depois que tive um problema no joelho há alguns meses atrás, que tive que parar de treinar, minha perna deu uma piorada, mas agora parece estar melhorando de novo. Eu já estava conseguindo fazer 4 km, sem parar de correr, a 11 km/h. Ou seja, talvez já estivesse apto a fazer 2400 metros em 12 minutos, mas não cheguei a tentar. Estimo que chegue novamente nessa marca em no máximo 2 meses (início de Novembro).

Com relação às flexões, minha ideia é fazer uma vez por semana só, 4 séries de 20, só pra complementar a musculação, e assim totalizando 80 flexões numa semana. Não sei qual o máximo que consigo fazer.

Já nas barras, o treino mínimo é de 3 vezes por semana, sendo a quantidade mínima de 40 barras por treino, totalizando 120 barras por semana. O treino é variado, tem vezes que eu faço piramidal, às vezes faço 4 x 10, às vezes faço 6 x 8, enfim, vou variando bastante pra não acostumar a musculatura. Atualmente consigo fazer até 12 barras seguidas, com movimento completo, mas minha meta é chegar a 15 barras com facilidade, na época da prova.

Quanto aos abdominais, no início tinha muita dificuldade pra fazer, era uma tristeza. Mas ignorei a dificuldade, e mesmo sentindo dor (por causa da fraqueza muscular), fui aumentando a quantidade aos poucos. Comecei com 15 (mas com MUITA dificuldade), aumentei pra 20, depois pra 25, e hoje já consigo fazer 30 abdominais, e sem muita dificuldade ou dor. Isso significa que eu conseguiria fazer até uma quantidade maior, mas não estou aumentando essa quantidade por enquanto. Minha meta é fazer abdominais 4 vezes por semana, sendo 120 abdominais a cada dia, totalizando 480 abdominais na semana. Esses 120 também são feitos aleatoriamente, às vezes faço 6 x 20, às vezes 8 x 20, ou então faço um piramidal 20-25-30-30-25-20, ou 20-25-30-20-25-30, etc. Depende da minha disposição no dia. Não estou muito focado/preocupado com os abdominais porque  essa modalidade não cai na prova, mas como falei antes, serve como fortalecimento geral, até mesmo pra ficar sentado horas a fio na cadeira estudando.

A musculação também é uma atividade complementar, e eu procuro fazer 2 vezes por semana somente. Num dia malho costas e biceps, e no outro peito e triceps. Às vezes malho ombro em um desses dias, e nunca malho perna. Sei que é um problema, talvez eu devesse incluir a atividade de pernas num dia adicional de musculação na semana, totalizando 3 dias, mas falta-me tempo e saco pra fazer isso, já que não foi sempre na minha vida que malhei perna.

Por último a natação. Eu cheguei a fazer umas 6 semanas de aula (somente) quando tava me preparando pra prova de Agente 2012, mas parei com a atividade logo depois que conferi meu resultado, e que não tinha passado na prova. Na realidade essa é a atividade que mais me preocupa, pois é a que eu tenho a pior marca. Na época que eu estava treinando, só conseguia fazer a travessia dos 50 metros (em piscina de 25 metros) em 46 segundos, ou seja, ainda 5 segundos acima do tempo máximo permitido. Mas também esse treinamento foi meio desesperador, já caí na piscina tentando dar "tiros", sem preparar meu fôlego antes. A ideia é, daqui pra frente, voltar a nadar com mais antecedência, com mais folga, com mais tempo, fazendo um trabalho respiratório de base melhor, com 3 dias de treino na semana (1 hora cada treino, totalizando 1 km por dia, ou 3 km por semana). Também seria legal treinar a parte técnica, pra nadar um pouco melhor. Com mais tempo pra fazer isso, acho que vai ficar mais fácil.

Ah! E quase ia me esquecendo de uma das modalidades, a impulsão horizontal. Eu estava treinando uma vez por semana, junto com um dos meus treinos de corrida da semana, mas também parei totalmente com ele depois que recebi o resultado negativo na prova de Agente. Não quero ficar forçando muito a barra nessa modalidade porque é mais uma questão de técnica/prática do que qualquer outra coisa, e não requer muita antecedência da prova. Eu já "saquei" qual o esquema pra saltar (tem uns vídeos no youtube que explicam muito bem), então não vou ficar desgastando minhas pernas e forçando meu joelho pra uma parada que não vai agregar muito valor. Na época que eu estava treinando, antes da prova de Agente, eu tinha começado saltando muito mal, algo próximo de 1,50 metros, mas no final já estava atingindo mais de 2 metros, ou seja, bem próximo da distância mínima da prova, e isso com apenas umas 4 ou 5 oportunidades de treinamento. Nem vou me preocupar muito com isso, mas somente depois que fizer mesmo a prova escrita (o TAF deve ser 2 meses depois, mais ou menos).

Bem, é isso, no geral as coisas estão andando bem com seus trabalhos de base. Corrida está dentro do esperado (com meu retorno às pistas depois do problema no joelho e na canela), barra está acima do esperado, salto não é algo preocupante, e a natação eu vou voltar a fazer no máximo em 2 meses (quiçá antes). Acho que se a prova ainda acontecer esse ano, digamos, em Dezembro, sendo o TAF em Fevereiro, ainda temos 5 meses, que é mais do que suficiente pra o atingimento das marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário