sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DIFICULDADE DE MEMORIZAÇÃO

Ontem, durante uma aula de exercícios de Direito Penal, fiz uma triste constatação: apesar de estar estudando com certo afinco, estou com sérias dificuldades de gravar/memorizar as coisas. Pode ser que eu esteja confiando demais na memória, achando que só o fato de ler um texto uma vez ou fazer um ou dois exercícios vá me fazer lembrar daquele tema pra sempre. Ou então realmente eu estou estudando com pouca frequencia, poucas horas por dia, o que está fazendo meu ciclo de estudos ficar longo demais, e assim dificultando minha memorização.

Fato é que durante a aula, o professor foi comentando as questões, e eu tinha dificuldade pra associar as explicações-chave que definem as respostas, do tipo "ah, aqui é um caso de coautoria e não de concurso de pessoas". Acho que, ao menos no Direito Penal, pelo que percebi, me falta uma visão do todo, e a falta de sedimentação dos conceitos mais básicos. Ao ir meio que diretamente às questões, o embasamento fica capemba. 

Claro que, em alguns casos, eu consigo me lembrar, mas em outros, não. Temos uma quantidade enorme de crimes no CP, então pra mim está difícil/complicado lembrar, pra cada caso, se admite tentativa, se admite culpa, quais as figuras típicas, quais as qualificadoras, as causas de aumento de pena, as atenuantes, etc. Cada caso é diferente do outro, e é preciso decorar esses detalhes, não pra todos os crimes do CP, mas ao menos pros principais, que eu imagino, de cabeça, ser em torno de 30.... Coisa pra caralho né? Que merda.

Fora os outros assuntos. Tem questão que eu refaço pela segunda, terceira vez, que eu me lembro que já andei às voltas com aquele assunto, mas não consigo, por mais que me esforce, me recordar qual a resposta e qual a lógica que leva até ela. 

Creio que esse seja o desespero de muita gente, uma coisa meio que normal pra maioria das pessoas, mas eu não consigo aceitar isso. Simplesmente pelo fato de que as pessoas "normais" não passam em concurso, ficam ali na classificação mediana, longe dos primeiros lugares. Eu tenho consciência que preciso começar a decorar esse tipo de coisa e errar menos, lembrar mais, só que tá complicado. Não sei se o que vai me fazer atingir isso é fazer mais questões, ou estudar mais a BASE, fazer mais resumos, fazer flash cards, usar mnemônicos, ou tudo isso junto e misturado.

O que eu sei é que tô puto com isso, e dormi mal essa noite preocupado em estar muito aquém do nível requerido pra passar numa prova de alto nível como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário