domingo, 23 de setembro de 2012

COMO MELHOR UTILIZAR OS CONCURSOS PARA TREINAR

Hoje vou fazer a prova da Ancine, pela banca CESPE, apenas como "treino" pro meu objetivo final que é a Policia Federal. Mas é claro que se eu passasse, assumiria o cargo, pois a vida não tá mole pra ninguém, e atualmente eu não tenho emprego/renda. O problema é que a minha estratégia pra concursos "simulados" como esse, onde na realidade meu principal objetivo nem é passar, mas sim testar meus conhecimentos, treinar as provas, etc, não dá muita chance a que eu realmente passe na prova, pelo seguinte: eu nunca  estudo as matérias específicas daquele concurso.

Bem, hoje de manhã abri o edital pra dar uma olhada na quantidade de questões, nas regras do concurso como um todo, etc, e fui na parte de matérias, pra ver o que caía na prova. Na parte de legislação específica havia umas 2 ou 3 leis novas, sobre cinema/cultura/etc, que eu nunca tinha visto na vida. Fui no site do Planalto pra ver o "tamanho do problema" e vi que eram leis pequenas. Depois entrei no site Questões de Concursos pra dar uma olhada nas questões de anos anteriores da Ancine, e vi que as perguntas não eram um bicho de 7 cabeças. Conclusão: eu bem que poderia ter dado uma olhada nessas leis umas 2 semanas antes da prova né? Por que não?

Pois é, mas eu não fiz isso. Agora estou eu a poucas horas da prova, sem tempo para efetivamente ler as referidas leis, sabendo que vou ficar boiando na prova quando surgirem essas questões, e tendo a consciência que poderia ter me dedicado minimamente a lê-las com certa antecedência, pra ter alguma chance na prova.

Mas as provas não são apenas um simulado, pra testar meu conhecimento nas matérias que caem na prova da PF, como Direito Constitucional, Administrativo, etc? Sim, mas e daí? Por que não gastar tempo (pouco tempo, diga-se de passagem) pra dar uma olhada nas leis específicas, fazer a prova com mais tranquilidade, e depois na semana seguinte mandar o HD CEREBRAL deletar tudo? 

Acho que esse é o tipo do investimento pequeno que pode trazer excelentes resultados. Por isso que, no meu calendário de provas, mudei os alertas/avisos das provas (os concursos com objetivo de simulado) para que eu fique avisado 2 semanas antes, pelo menos, e com isso eu consiga olhar minimamente os assuntos específicos daquela prova, e transformar o singelo simulado numa concorrência efetiva àquela vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário