quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SONO INDOMINÁVEL

Ontem dormi meio mal, acordei meio mal hoje. Botei o relógio pra 8h da manhã, mas tinha ido dormir às 3h (foi a última vez que olhei pro relógio). Não adianta, por mais que eu insista em dormir poucas horas, não consigo. Menos de 7 horas pra mim é "perder a viagem", porque eu vou acabar acordando no horário certo (por ansiedade), mas logo depois de tomar o café vou começar a me sentir cansado, vou deitar na cama pra "dar uma descansadinha", e vou dormir por 2-3 horas, e ainda por cima: vou dormir MAL, porque vou ficar acordando de 15 em 15 minutos pra tentar me levantar, embora sem sucesso. Ou seja, vou dormir as 5 horas somente, e mais 2-3 horas mal dormidas, ao passo que o ideal seria programar o relógio para dormir as 7 horas seguidas, foda-se o horário que vou acordar, e passar o resto do dia bem. 

Eu não aprendo com a experiência, insisto nos mesmos erros. Acho que vou conseguir dormir poucas horas e mesmo assim ficar bem acordado e desperto durante o dia. Meu sono é foda, me atrapalha pra várias paradas. Uma conclusão que eu cheguei é que "quando estou acordado, eu não consigo dormir; e quando estou dormindo, não consigo acordar". Isso resume bastante o que acontece comigo, porque de noite eu estou ansioso e desperto, não tenho sono nenhum, mas psicologicamente estou pressionado a ir dormir cedo, então acabo indo pra cama cedo, tomo remédio pra dormir, mas fico rolando de um lado pro outro e acabo pegando no sono muito tarde. Na hora de acordar, como eu programei o relógio despertador pra apenas 5 horas de sono, porque perdi várias horas no início do sono (rolando de um lado pro outro), acabo acordando ainda cansado, e fico enrolando 2-3 horas na cama, até me sentir culpado e finalmente ter forças (físicas ou psicológicas) pra levanta. Mas aí já é tarde demais, já perdi as 2-3 horas, tanto antes de dormir (rolando na cama, sem sono) quanto de manhã (enrolando pra levantar). Perdi duplamente. Olha só que coisa horrível?

Pior que eu me consultei com uma psiquiatra durante vários anos, inclusive foi ela que receitou pra mim o remédio que eu uso pra me auxiliar a dormir, o Stilnox. Apesar de tomar esse remédio há uns 3 anos, ou talvez mais, nunca perdeu o efeito. É que dizem que depois de um tempo tomando o corpo "se acostuma" com a substância e ele passa a não fazer efeito mais, fazendo com que você vá aumentando a dose cada vez mais, sem resultado. Até hoje eu tomo só 1/2 cápsula, e funciona razoavelmente bem. O problema de ficar "rolando na cama" sem sono é que eu também, por erro meu, acabo tomando o remédio, mas indo pro computador fazer "uma última coisinha", e depois ligo a TV pra ver o que tá passando, acabo vendo o final de um filme, ou algum seriado que gosto, e isso me faz gastar as horas mais críticas do remédio (onde o efeito é maior) fazendo coisas que me agitam. Aí depois de 1h de agitação (computador, TV), quando vou realmente apagar a luz e esquecer da vida, o efeito do remédio já está reduzido, então eu demoro mais pra dormir. O ideal com o Stilnox é tomá-lo exatamente na hora que vai deitar na cama, e não assistir TV, mesmo se achar que está sem sono (porque o remédio faz efeito sem você perceber/sentir o sono), mas sim apagar a luz, fechar os olhos, e ficar pensando na morte da bezerra.

Bem, essa foi uma rápida análise/reflexão do meu dia ter começado hoje muito tarde (já são 11h30, veja você), e o porque disso. Novamente, preciso regular esse meu horário de dormir, ajustar o horário que eu tomo o remédio, e independentemente dessa primeira parte funcionar, preciso ajustar meu relógio despertador para 7 horas de sono, caso contrário não vou conseguir passar o dia bem, e isso vai se virar contra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário