quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONCLUSÕES PRÉVIAS DO CICLO 1 DE ESTUDOS

Estou praticamente encerrando meu primeiro ciclo de estudos com base no método do Alexandre Meirelles, escritor do livro "Como Estudar Para Concursos", da Ed. Método, faltam apenas 4 matérias em sequencia, pra finalizar tudo. Mas, de antemão, já dá pra tirar algumas conclusões estatísticas.

Em primeiro lugar, meu objetivo (idealmente) era estudar 2 matérias por dia, pelo menos, o que daria aproximadamente 2h30 a 3h por dia, pelo menos. Meu objetivo também era estudar todos os dias, de Domingo a Domingo, o que obviamente não ocorreu.

O que aconteceu foi que, do dia 28 de Agosto até hoje foram 23 dias corridos. Destes 23 dias, estudei "alguma coisa" pelo menos 14 dias, ou seja, 61% dos dias, o que é bem pouco (um pouco mais do que a metade dos dias objetivados). Então a primeira conclusão é: preciso ter uma assiduidade melhor nos estudos. Houve dois hiatos de 3 dias, um hiato de 2 dias e um hiato de 1 dia nesse tempo todo. Vários hiatos. Nenhum ENOOORRMEEE, mas suficiente pra me roubar quase 40% dos dias de estudo. Acho que vai ser difícil aumentar esse número pra 100%, mas certamente dá pra fazer melhor. A idéia seria aumentar pra 70% no próximo ciclo (segundo), e chegar a 80% no terceiro ciclo. Se eu conseguir manter 80% dos dias, já está ótimo. Se conseguir chegar a 90% dos dias no quarto ciclo, estarei mega feliz.

Bem, e com relação ao tempo de estudo? Engraçado que minha meta era estudar de 2h30 a 3h por dia, né? Se eu colocar isso como meta, nos 23 dias eu teria que ter estudado 69 horas (23 x 3 = 69). Mas meu tempo total de estudo deu 42 horas, ou seja, 61% das horas-objetivo também -- mesmo número percentual dos dias estudados! Isso significa que, magicamente, a cada dia, dentro do dia, eu também tive um rendimento de 61% em relação ao meu objetivo.

É esquisito, porque também dizem que você só estuda em torno de 66% das suas horas livres para estudo (pois perde tempo indo ao banheiro, bebendo água, comendo, relaxando, vendo TV, enfim, nos intervalos). Isso significa que, aproximadamente, eu devo ter ficado sentado na cadeira 3 horas por dia somente, mas estudado apenas 1h50.

Mas, e se eu considerar nessa conta somente os dias que eu estudei? Bem, se eu excluir da estatística os dias com ZERO horas de estudo, sobram 14 dias de estudo, na prática. O target para 14 dias seria de 42 horas (14 x 3 = 42), e as horas estudadas foram exatamente 42 horas. Bem, então no fundo isso significa que, considerando só os dias em que eu estudei, a minha média por dia foi de exatas 3 horas por dia. Pra eu ter atingido isso, eu devo ter ficado sentado na cadeira aproximadamente 4h30 (é só dividir 3 horas por 66%).

Mas, se eu for parar pra pensar, mesmo só considerando os dias em que eu estudei, a média foi muito baixa. 3 horas por dia pra quem só está fazendo isso da vida é muito pouco. Acho que o mínimo teria que ser umas 5 horas. Pra eu atingir essa meta, teria que ficar sentado na cadeira (ou quase isso) por pelo menos 8 horas (considerando rendimento de 66%, que é uma boa média).

Tudo bem que essa é a primeira vez que eu estou fazendo o ciclo, e pode ser que vá melhorando aos poucos, aumentando o número de dias efetivos de estudo, e também o número de horas de estudo por dia, e os números vão melhorando, mas por enquanto tá uma porcaria.

Pra eu atingir as 5 horas de estudo por dia vou ter que estar pelo menos 8 horas por dia dedicado ao estudo. Considerando que eu tenho curso todo dia à noite, e que tenho que sair de casa em torno de 17h30, eu teria que estar à disposição pra estudar 4 horas pela manhã (8h às 12h), fazer 1h de descanso (12h às 13h), e estar à disposição do estudo por mais 4 horas à tarde, e daí ir pro curso (18h15 às 21h30), e à noite ir pra academia, chegando em casa em torno das 23h, só pra jantar, ter algum lazer e dormir.

Sem falar que 2 dias na semana eu tenho fisioterapia em casa, e também vou começar a fazer natação. Ou seja, realmente eu não tinha parado pra fazer as contas pra ver quantas horas do meu dia precisaria me dedicar pra ter uma média de horas tão "alta" assim (5 horas por dia).

Pra conseguir sair do patamar de 1h50 horas líquidas por dia pra 5 horas líquidas por dia vai ser bem complicado. Sem falar nos finais de semana. Acho que é hora de rever meus conceitos, meus objetivos, prioridades, minha tática e minha estratégia. 

É hora de priorizar os estudos e largar de mão de certas atividades que realmente estão tomando muito do meu dia, me fazendo dedicar poucas horas por dia (5h somente, considerando apenas os dias estudados). Preciso passar de 5 horas dedicadas ao estudo por dia pra 8 horas dedicadas ao estudo por dia. Além disso preciso aumentar meu rendimento, dentro do dia, de 61% pra pelo menos 66%, que é o número "do mercado". Mais além ainda, preciso deixar de ter esses "hiatos" no estudo, ficando 1, 2, ou até 3 dias seguidos sem estudar, seja no final de semana ou algum dia que esteja de "saco cheio".

Então, recapitulando, as diretrizes e metas para o próximo ciclo:

1) Estudar TODOS os dias, sem exceção, mesmo nos finais de semana. Talvez eu possa abrir uma folga ao encerrar um ciclo (passar de um ciclo pro outro). Sem essa de ficar com preguiça no final de semana, ou de querer "matar" um dia útil de estudo sem motivo algum.

2) TODO DIA que estudar, começar o mais cedo possível, 7h, 8h da manhã, pra tentar fazer mais horas de estudo no início do dia, tentar imprimir um gás maior.

3) Ao estudar, tentar se CONCENTRAR mais, a fim de fazer as horas líquidas aumentarem de 61% pra 66% (ou mais, se possível) em relação ao tempo total dedicado ao estudo. 

4) Dedicar ao menos 8 HORAS BRUTAS TOTAIS POR DIA para o estudo, e manter o afinco citado no item 3 -- o que vai acabar por gerar aproximadamente 5 horas líquidas de estudo por dia.

Com essas medidas, se atingidas (ou próximas), talvez eu consiga fechar o ciclo de 41 horas em torno de 15 dias no ciclo 2, cair pra 12 dias no ciclo 3 e finalmente 10 dias no ciclo 4, o que já seria bom demais. Ao menos seria melhor do que esses vergonhosos 23 dias (e nem acabou o ciclo ainda! Faltam 4 "estudos"). Enfim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário