quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PRÓXIMAS PROVAS NO MEU RADAR (SET/2012)

Hoje, final de Setembro, quais são os próximos alvos já apontando aqui no radar? Como sempre, dando preferência aos concursos da CESPE que tenham majoritariamente assuntos que estão dentro do escopo da prova da PF.


ANAC 2012 - as inscrições começaram essa semana, ainda tô na dúvida. O cargo que parece ter mais a ver com as matérias da PF é o CARGO 2: ANALISTA ADMINISTRATIVO – ÁREA 2. O salário é bacana, mais de R$ 9 mil. O problema é que o local de trabalho é Brasília (eu sou do RJ). Passar vai ser difícil, já que são apenas 7 vagas. Mas vale como simulado, já que as matérias básicas são Português, Inglês, Direito Constitucional, Direito Administrativo, e Direito Civil (merda! Esse tá fora do meu escopo de estudo!). As matérias específicas do cargo em questão são: Finanças Públicas e Tributação, Orçamento Público, Contabilidade Aplicada ao Setor Público (acho que tá no escopo de Agente, mas não de Escrivão da PF) e Administração Geral e Pública. Tô na dúvida ainda, mas a inscrição vai até 15 de Outubro, e o preço é de R$ 100,00 (bem "salgado" pra um simulado, não?). Acabei de checar no site da CESPE, e o Rio de Janeiro será uma das cidades contempladas para a realização das provas. Vou me inscrever, e depois penso se pago ou não o boleto.


IBAMA 2012 - esse me inscrevi pro cargo de Técnico Administrativo. O vencimento do boleto era hoje, e eu já paguei. A remuneração é uma porcaria, porque é nível médio, tá em R$ 2.580,72, mas vou fazer como simulado, mesmo assim. No Rio de Janeiro só tem 5 míseras vagas. Taxa de inscrição R$ 55,00. A prova deve ser no dia 21 de Outubro, na parte da tarde. As matérias básicas são Português, Informática, Atualidades, Matemática, e Ética no Serviço Público. As específicas são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação do Setor do Meio Ambiente (tem que dar uma olhada nessas leis), Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, Gestão de Pessoas e Arquivologia. Uma prova bem extensa né? Bastante matéria pra um salário tão baixo. Mas como só tem a parte de Meio Ambiente e Gestão de Pessoas fora do meu escopo, vale a pena como simulado. Vamo que vamo!


PRF 2012 - essa prova também é horrível em termos de oportunidade de trabalho, pois é nível superior, mas o salário é uma porcaria (R$ 2.671,22), e a localidade é Brasília. Ou seja, seria impossível viver lá decentemente com esse salário. Essa que foi minha grande dúvida ao fazer a inscrição, porque normalmente quando eu faço uma prova, minhas duas motivações são: (1) exercitar/testar meus conhecimentos e (2) paralelamente, tentar a sorte de passar pra um concurso e ter alguma renda. Só que no caso dessa prova a possibilidade (2) é descartada, porque eu não vou morar em Brasília com um salário desses. Tudo bem, mas ainda seria válido fazer pelo simulado, certo? O problema é que a motivação na hora da prova tem também MUITO a ver com a gana de PASSAR. Fazer uma prova com o DESESTÍMULO de saber que mesmo que passasse não valeria a pena economicamente viver com um salário de fome desse é impossível. A mesma coisa vale, por exemplo, se eu fosse fazer prova pra DELEGADO da PC-RJ "apenas como simulado" -- qual a determinação que eu teria na hora de fazer a prova, sabendo que mesmo que eu acertasse 100% da prova eu não poderia tomar posse porque não sou formado em Direito?... É a mesma coisa. Por isso, no caso da PRF, não vou me inscrever, mas sim esperar a prova ser realizada para depois então baixá-las no site e resolver em casa, num outro dia. Não vou gastar meu dinheiro à toa com isso, já sabendo de antemão que estarei muito desmotivado, pelo que já descrevi, e inclusive com a forte possibilidade de chegar no dia da prova e resolver não ir fazê-la, justamente por essa desmotivação e preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário