domingo, 2 de setembro de 2012

RESULTADO TCU 2012 + CURSO PRA PF

Atualizando o status, desde o último update, com a análise do meu resultado da prova do TRE-RJ, tenho 2 novidades. A primeira é que fiz hoje a prova do TCU, e pela primeira vez aconteceu uma coisa inusitada comigo com relação a concurso público: entreguei a prova absolutamente em branco! Isso aconteceu, em primeiro lugar, porque hoje eu já acordei "com a pá virada", meio indisposto, com sono, cansado, e quase já não levantei da cama pra ir fazer a prova (depois vim a descobrir que deveria ter feito isso, mas ok). Ou seja, já tinha começado o dia mal, mas como não costumo fugir das minhas obrigações, tomei um banho, almocei e me dirigi ao local de prova. 

Daí os eventos se desenrolaram da seguinte maneira: ao receber a prova, fui direto ver quais eram as questões discursivas. Reparei que as questões tratavam de temas que eu não conhecia absolutamente nada, coisas específicas do TCU que não ia adiantar eu chutar, ou tentar enrolar alguma coisa, pois não ia conseguir fazer uma pontuação mínima aceitável. Daí fui analisar as questões objetivas, então dei uma passada pela prova inteira, vendo quais eram os assuntos cobrados... Pra minha surpresa, a grande maioria das questões eram de temas também específicos do TCU, suas regras de funcionamento, detalhes que eu não conhecia, e que não adiantaria chutar, pois na CESPE uma questão errada conta como ponto negativo, ou seja, ia acabar saindo da prova "devendo ponto". Foi aí que eu vi que não ia adiantar chutar... 

Bem, daí então comecei a fazer a prova pelos assuntos que me interessavam, que cairiam na prova da PF. Eram muito poucos, praticamente umas 10 questões de Português, algumas de regras gramaticais que eu acho que tinham mais a ver com Redação Oficial, pouquíssimas de informática, umas 3 ou 4 de Direito Constitucional (mas com foco em conceitos/princípios, achei meio escroto), algumas coisas de Direito Administrativo do tipo Licitações e Servidores Públicos, e outras coisinhas mais. O resto era tudo do TCU, e não me serviu pra nada. 

Eu fiz as questões que me interessavam em praticamente meia hora. Depois fui analisar as questões específicas do TCU pra ver se dava pra chutar alguma coisa, mas era muito detalhe que eu nunca tinha visto na vida, e achei que não dava pra chutar nada. Daí pensei: se eu não consegui fazer nem metade da prova objetiva, e não sei nenhuma resposta da prova discursiva, pra que eu vou preencher o cartão de respostas e entregar, se já está mais do que claro que não vou conseguir chegar nem perto da nota mínima em nenhuma das duas provas? 

Essa minha dúvida surgira havia cerca de 1h e 10 minutos de prova,  ou seja, bem no início mesmo. Percebi que não adiantaria chutar, porque não ia conseguir o mínimo. Pra que sair chutando tudo e entregar o cartão, se a probabilidade de fazer mais que o mínimo na prova objetiva seria ridiculamente baixa? E de que adiantaria fazer isso se eu não tinha a menor condição de escrever duas linhas sequer na prova discursiva, pois não fazia a menor ideia dos temas abordados? E mesmo que eu fizesse isso, pra poder levar pra casa o caderno de questões e as questões anotadas, teria que esperar mais quase 4 horas sentado ali, perdendo meu tempo... 

Foi aí que, com muita vergonha, levantei da cadeira e entreguei a prova em branco. Falei pra fiscal: "tô entregando em branco mesmo, tá certo mesmo". Ela ficou meio "triste", digamos, mas aceitou a minha prova, conferiu tudo e eu fui embora. Ao sair da sala, a fiscal que tava do lado de fora ainda me desejou "boa sorte", provavelmente porque não viu que eu tinha acabado de entregar a prova em branco. Foi uma situação meio vergonhosa, eu acho, e também triste. É meio esquisito fazer isso. Me senti meio burro. Quando saí da sala olhei pras pessoas, e vi que ninguém estava olhando pra mim, pelo menos! Estavam todos concentrados em suas provas, olhando pra baixo. Menos mal.

A segunda novidade é que amanhã vou começar um curso específico pra Polícia Federal, no CEGM, todos os dias à noite. Vou ter que passar a correr/malhar de manhã ou à tarde, e também estudar mais durante o dia, pois à noite não vai dar mesmo. Espero que dê um gás legal no conhecimento, pois a prova da PF deve estar por vir. Será? Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário